Eu falo muito em aula e quero falar aqui para vocês: a cozinha está muito mais na cabeça, do que nas mãos. Ter mãos hábeis é muito importante, claro, mas pensar na comida, pensar no resultado que a gente busca é o fundamental.
Leia também:
Sopa de cebola
Quero propor para vocês, então, uma lição de casa: vocês vão fazer duas experiências, a primeira é entender a diferença de uma cebola refogadinha no azeite e outra, na manteiga. Você coloca a mesma quantidade de azeite e manteiga, separadamente em duas frigideiras. Refogue ambas sempre com um pouquinho de sal e prove o resultado.
Você vai perceber que as cebolas ficam com coloração e aroma diferentes, porque a combinação com cada gordura vai garantir gostos diferentes. Agora, vá além: com uma dessas cebolas, deixe-as transparente, como se fosse fazer um arroz; com a outra, continue cozinhando até dar aquela caramelizada – quando se leva o alimento à temperatura mais alta, propiciando a caramelização desse açúcar. Nossa, como muda!
Só nesse simples exercício, já é possível perceber a complexidade de se fazer um arroz. Que pode ter um fundo de aroma de azeite, um fundo de aroma de manteiga, pode ser súper suave ou caramelizado.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.