Tem um biscoitinho superfamoso, que se chama: “tuile”. Vocês já devem ter ouvido falar... O tuile é parecido com casquinha de sorvete, que pode ser enroladinho, ou não, enfim. É uma bolachinha bem fininha, que você pode até comer pura – pois é deliciosa!
Eu vou dar uma receita hoje aqui para vocês de tuile com gergelim. É bem fácil, tá? Você vai fazer o seguinte: vai misturar 50 gramas de açúcar (são umas 4 colheres de sopa, mais ou menos) com duas colheres de sopa de suco de laranja. Dissolva bem o açúcar no suco. Aí, acrescente 1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Misture bem e junte 1 colher de sopa de gergelim.
Essa massa vai ficar bem molinha, então, vale levar à geladeira entre 20 minutos e meia hora até ficar firme.
Quando ela endurecer, separe uma assadeira superuntada, ou com uma folha de papel manteiga. Faça as bolinhas, mais ou menos, do tamanho de uma bolinha de gude. Coloque-as na assadeira longe uma da outra e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Em mais ou menos 10 minutos, ela assa.
Assim que assar, tire imediatamente da assadeira. Se ela esfriar ali, será mais difícil de soltar.
E uma dica se você quiser fazer uma cestinha ou a versão enroladinha: apoie essa massa ainda quente em uma colher de pau apoiada entre duas latinhas. A massa cai quentinha e dobra ali na colher de pau. Aí, quando ela esfria, vira uma cestinha. Fica muito bonitinho e também é gostoso acompanhar um chá, café ou, eventualmente, até para montar uma sobremesa.