Ovos cocotte: receita de chef é opção prática e deliciosa para um brunch em casa

Carole Crema ensina prato que serve como entrada, lanche ou prato principal de um café da manhã "turbinado"; veja abaixo

Carole Crema, com BandNews FM

Ovos cocotte
Envato Elements

Lembrei de uma receita muito legal para quem é vegetariano ou vai receber alguém vegetariano em casa: ovo cocotte. Ovo cocotte é um ovo assado, que vai ao forno, e a cocotte seria a tigelinha que segura os ovos.

Pegue um refratário, que pode ser um ramequin para fazer uma porção individual, ou até mesmo um grande, para a família inteira. Unte com azeite ou manteiga e prepare o recheio. Veja duas ideias de recheio abaixo: 

Pegue um tomate bem maduro, tire a semente e corte em cubinhos bonitinhos. Tempere com azeite, sal, pimenta, manjericão, tomilho e cebolinha. Coloque, mais ou menos, a metade desse refratário – dependendo do tamanho, né? Então, cubra a metade com esse tomate. 

A outra ideia é fazer um ragu de cogumelos. Compre cogumelos variados e aqueça-os na manteiga. Dê uma fritada, uma salteada neles. Quando murcharem, tempere com sal, pimenta-do-reino e um limão espremido. Desligue o fogo e coloque um creme de leite. Seja tomate ou ragu de cogumelos, preencha sempre a metade do recipiente untado que vai ao forno. 

Faça um um leve buraquinho e quebre os ovos por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Leva, mais ou menos, de 20 a 30 minutos, depende de quantos ovos você usar. É uma delícia!

Você pode servir como uma entrada, por exemplo, com torradinhas. Também funciona num brunch, é bem diferente. Vocês vão adorar!? 

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Mais notícias