The Chef

Quais os tipos de salgadinhos de festa? Nutricionista lista as melhores opções

Nutricionista lista cinco pratos ideais para você comer em festas sem peso na consciência

Da redação com The Chef

Quem não ama festa infantil, ainda mais pelas delícias servidas? Mas atenção com as guloseimas, hein? Pecar na hora de comer era quase inevitável, no passado, pois agora você vai ler as dicas da nutricionista Gabi Cilla para a montagem de um cardápio com as 5 melhores opções de alimentos para aniversários, casamentos e confraternizações em geral.

Abaixo, veja as dicas da nutricionista que foram ao ar no The Chef com Edu Guedes:

Quibe


Para começar, é bom priorizarmos salgadinhos que “são melhores que os demais”. Nessa perspectiva, segundo Gabi, os nutricionistas sempre advertem: “evitem salgadinhos que não têm uma base proteica consolidada”.

“O quibe terá o acréscimo de gordura e caloria por ser frito, entretanto, ele tem o valor proteico. Vamos pensar que a proteína é o que equilibra o caos. Nas festas, você precisa ter consciência de que vai sair da linha. E tudo bem”, pontuou a nutricionista.

Coxinha


A coxinha tem o mesmo problema do quibe, a fritura, porém o valor proteico deles se assemelha. Isso vira um ponto positivo na hora de comer nas festas. Vale lembrar que a coxinha também pode ser assada e ainda ficar deliciosa, segundo o Edu Guedes.

“Teoricamente, às vezes, o quibe terá uma base proteica até maior que a coxinha, mas a coxinha a gente come feliz”, brincou a especialista. 

Crepe


Apesar de ser feito com farinha branca, o que impede o consumo por pessoas celíacas, o crepe possui uma “base limpa” com ovo. 

“Com exceção das pessoas celíacas, nós conseguimos consumir a farinha normalmente. No caso de fazermos uma festa, você até pode pedir para a empresa trocar a farinha branca pela integral. Isso ajuda, apesar de ser difícil. Como o recheio é proteico, a saciedade fica alta”, explicou Gabi. 

Sanduíche de metro

No caso desta guloseima, o ideal é evitar embutidos (presuntos, mortadela, salame e afins) por consta do sódio. Para não pesar na consciência, opte por recheio de atum ou frango.

Sanduíche de carne louca


Apostar no sanduíche de carne louca é jogar com a consciência, pois você terá noção do quanto come, já que são porções grandes, normalmente. Além disso, o valor proteico do prato é bem grande, o que traz mais benefícios em relação aos demais.

“Aqui, podemos ver que o sanduíche está bem recheado, apesar do pão. Assim, quando come esse tipo de sanduíche, você passa a ter consciência do que está comendo. Quando pega duas metades de um pão, você pensa: ‘Já comi um pão inteiro’. Há um sutil peso na consciência”, pontuou a nutricionista.