Dicas

Lancheira escolar pode ser divertida e nutritiva; aprenda a montar

Pedagoga e criadora de conteúdo dá dicas de como atrair a criançada e escapar dos industrializados

Júlia Cabral

Lancheira escolar pode ser divertida
Lancheira escolar pode ser divertida
Arquivo Pessoal/Lissa Hashimoto

“Uma boa alimentação é o maior presente que podemos dar aos nossos filhos”, diz Lissa Hashimoto, pedagoga que chamou atenção nas redes sociais com lancheiras escolares nutritivas e super criativas.

O cardápio divertido é aprovado pelo seu filho Rodrigo, que é recebido com olhares curiosos e animados na escola. “A professora conta que as crianças esperam ele abrir a lancheira pra ver o que tem e que muitos alunos aceitaram novos alimentos por conta dela", comenta.

E o sucesso não é à toa. Na lancheira do Didi, pães viram rolinhos, frutas ganham formatos divertidos de bichos e até os garfos são agraciados com olhinhos, seguindo um conceito que está cada vez mais em alta: o de lancheiras lúdicas.

Elas não são apenas divertidas, mas saudáveis, e sempre incluem diversos grupos de alimentos, como os carboidratos ou oleaginosas, caso dos pães e castanhas. Outra categoria que não fica de fora são as proteínas — queijos, ovos, iogurtes naturais — e as frutas.

Lissa garante que a apresentação é o que faz a diferença e que "as crianças não aceitam alguns alimentos só pela forma que eles estão sendo cortados". Para isso, os cortadores lúdicos de biscoito podem ser a salvação da lancheira do seu filho!

Eles são facilmente encontrados em casas de confeitaria e têm um bom custo-benefício. “Algumas lancheiras custam caro, mas a verdade é que você precisa apenas da boa vontade de trazer o lúdico e a criança como participante", afirma a pedagoga.

Outra dica é manter alguns preparos já congelados panquequinhas, iogurte natural batido com fruta e pães caseiros são ótimas ideias! Assista ao vídeo da Lissa que viralizou nas redes sociais e leve a inspiração pra dentro de casa: