Dicas

Sorvete faz mal para gripe e dor de garganta? Especialista responde

Nutricionista conta se é permitido tomar essa delícia quando se está gripado ou dor de garganta e tosse; aprenda a fazer, também, uma receita saudável

Da Redação

Saiba se tomar sorvete no frio faz mal à saúde ou não
Saiba se tomar sorvete no frio faz mal à saúde ou não
Envato Elements
Topo

Sorvete é uma delícia e cai muito bem no verão, não é mesmo? Mas o doce não precisa ser uma exclusividade dos dias quentes. 

Ao contrário do que muita gente imagina, tomar sorvete quando as temperaturas estão baixas não faz mal e também não causa doenças, como gripe e resfriado. Boa notícia! Quem desvenda o mito é a nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta.

Estou gripado. Posso tomar sorvete? 

Segundo a especialista, sim, mas uma pessoa com a imunidade baixa pode sentir mal-estar e desconforto ao ingerir alimentos gelados. Para driblar a vontade de sorvete, aposte em outras delícias, como gelatina feita com frutas ou vitaminas de frutas apenas com leite resfriado. Boa ideia!

Sorvete faz mal para quem sente dor de garganta?

Não. Pelo contrário! A nutricionista traz boas notícias: “O sorvete pode aliviar o desconforto de quem está com a garganta inflamada. Algumas pessoas sentem que o gelado ameniza a dor. Portanto, ele pode ter um efeito anestésico.” Ou seja: o sorvete não é um vilão.

Sorvete de morango com banana

Aprenda a fazer receita saudável e prática em casa. Confira o passo a passo abaixo:

Ingredientes

  • 2 bananas
  • 1 xícara de morango
  • 1 xícara de amora

Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas e, em seguida, leve para congelar por 2 horas. Pique os morangos e as amoras, e leve as frutas ao congelador. Retire-os do congelador ou freezer e deixe que descongelem por 5 minutos. No liquidificador ou processador de alimentos, bata a banana junto com os morangos e amoras até virar um creme. Sirva em seguida.