Dicas

Socarrat: arroz queimado é estrela em receita espanhola

Sabe quando o arroz dá uma queimadinha e gruda no findo? Na Espanha, esse pedaço tem nome e é super disputado na mesa

Da redação

Socarrat é receita tradicional da gastronomia valenciana
Socarrat é receita tradicional da gastronomia valenciana
Unsplash
Topo

Socarrat é aquele arroz queimadinho que fica no fundo da panela — o que para muitos é um acidente culinário, na Espanha é uma receita tradicional e atestado de uma boa paella.

De origem valenciana, o prato é motivo de disputa nas mesas espanholas pelo sabor marcante, resultado do processo de caramelização de ingredientes do caldo de cocção do arroz combinado ao amigo que o grão libera.

Além da textura mais que interessante, o sabor é concentrado, marcante e intenso — tanto que é uma das partes mais disputadas entre os apreciadores de paella.

Para fazer esse prato em casa, nossa dica é cozinhar pouco arroz e jogar um caldo (de carne, preferencialmente) durante o processo. Tenha paciência pois o processo de caramelização deve ser feito em fogo baixo e com supervisão. Assim que estiver pronto, você consegue facilmente soltar o socarrat da panela e até enrolá-lo, como se fosse um “burrito”.

Pode rechear, se quiser, mas fica uma delícia puro mesmo, ou com alguns camarões e pequenas porções de maionese aioli por cima.