Siri ou caranguejo: saiba qual a diferença entre eles

Apesar de ricos em proteína e cálcio, crustáceos podem conter alto teor de metais pesados provenientes do mar

Bruna Berti

Siri ou caranguejo: saiba qual a diferença entre eles  Envato Elements
Siri ou caranguejo: saiba qual a diferença entre eles
Envato Elements

Considerados crustáceos, o siri e o caranguejo são carnes brancas típicas das regiões litorâneas. Os frutos do mar são os principais ingredientes de diversas receitas, como moqueca, casquinha de siri e caldos, e podem ser vendidos, em regiões internas do país, de forma congelada. Mesmo após o resfriamento, o alimento mantém seus valores nutricionais, como a riqueza em cálcio e proteína. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

Segundo Marina Politi, nutricionista da Clínica Horaios, o siri é típico de águas salgadas, já o caranguejo pode ser encontrado em rios doces também. Além disso, o tamanho entre ambos é um grande diferencial, sendo o primeiro consideravelmente menor que o segundo. “Quando olhamos as propriedades nutricionais, os dois são parecidos. Ambos são fontes de proteínas magras, ricos em cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B”, explica.

Por ser uma carne considerada magra, ou seja, com baixo teor de gorduras, seu consumo é extremamente saudável, e pode ser um aliado em dietas e perda de peso quando preparados da forma correta. Assim, opções cozidas e assadas são mais indicadas para consumo diário do que as versões fritas.

Entretanto, a especialista atenta para o cuidado no consumo, pois o alimento possui prazo de validade curto e o consumo fora do prazo, ou mal armazenado, pode causar infecções alimentares. A nutricionista ainda explica que, por seres alimentos típicos marítimos, os siris e os caranguejos podem ser altamente contaminados por metais pesados presentes no oceano, sendo indicado um consumo controlado. 

O preparo entre ambas as carnes é muito semelhante, sendo indicado levar à fervura antes de abrir a carapaça. A chef Angelita Gonzaga, do Espaço Arimbá, especialista em cozinha capixaba, compartilhou duas opções de receitas para se deliciar com os crustáceos.

Frigideira de caranguejo com palmito fresco

 

Ingredientes:

500g de carne de caranguejo
200g de palmito fresco picado cozido
3 colheres de azeite
1/2 colher de chá de urucum
1 cebola média picada
3 dentes de alho amassados
3 tomates picados sem sementes
Cheiro verde a gosto (coentro e cebolinha) 
4 ovos
2 rodelas de cebola
2 azeitonas verdes
Suco de um limão 
Sal a gosto

Modo de preparo:

Deixe o caranguejo de molho no limão por 10 minutos. Em uma panela, preferencialmente de barro, adicione o azeite, urucum, cebola, alho e os tomates. Assim que firmar o molho, junte o caranguejo e o palmito cozido. Cozinhe por 10 minutos em fogo médio. Bata as claras em neve, adicione as gemas e uma pitada de sal. Despeje o cozido de caranguejo e palmito em frigideiras pequenas de barro ou em travessas de cerâmica. Jogue os ovos em neve, decore com as rodelas de cebola e as azeitonas. Asse em forno preaquecido por 12 minutos ou até dourar a camada de ovos. Sirva bem quente com arroz e moqueca de banana da terra.

Muma de siri (prato típico da culinária capixaba)


Ingredientes:

1k de siri limpo e cortado ao meio
850 g de siri desfiado
5 colheres de azeite
1 colher de sobremesa de urucum
2 cebolas médias bem picadas
8 dentes de alho amassados
8 tomates picados sem sementes 
1 xícara de coentro picado
1 xícara de cebolinha picada 
1 xícara de salsa picada 
2 limões 
4 colheres de farinha de mandioca
500 ml de água fervente
Sal a gosto

Modo de preparo:

Deixe o siri desfiado e o siri inteiro em recipientes separados com o suco de um limão cada, além de uma colher de café de sal. Deixe na marinada por 10 minutos. Adicione o azeite, cebola, alho e urucum em uma panela, preferencialmente de barro. Deixe virar um molho grosso. Escorra o siri desfiado e adicione ao molho, coloque os siris inteiros e coloque 300 ml de água fervente. Cozinhe por 10 minutos. Retire os siris e reserve. Adicione o restante da água, o cheiro-verde e acerte o sal. Acrescente a farinha de mandioca com cuidado, mexendo sempre para não empelotar. Quando estiver na  consistência de pirão, junte os siris inteiros. Decore com cheiro verde e sirva com arroz branco e vinagrete.

Mais notícias

Carregar mais