Dicas

Receita de avó: saiba como fazer esse delicioso bolo de caramelo

Paula Roschel, do Jornal da Moda

Bolo de caramelo da avó
Bolo de caramelo da avó
Divulgação

Para adoçar as tardes, ou funcionar como uma ótima sobremesa, conseguimos com a chef Lia Quinderé, da Sucré Patisserie, no Ceará, uma receita de um fofinho e molhadinho bolo de caramelo. A delícia é uma joia de família, vinda da avó.

  1. Bolo:
  2. 2 xícaras de açúcar
    300 g de manteiga
    2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
    1 colher (chá) de fermento químico
    200 ml de leite caramelizado
  3. 0 ovos
  4.  
  5. Leite caramelizado:
  6. 1 e ¼ xícara de açúcar cristal
    500 ml de leite
  7.  
  8. Para fazer o leite caramelizado:
  9. Derreter o açúcar cristal, até virar um caramelo dourado. Adiciona 500ml de leite em cima do caramelo, até dissolver e ficar um leite caramelizado.
  10.  
  11. Para fazer o bolo:
  12. Bate o açúcar com a manteiga na batedeira, até ficar um creme esbranquiçado. Adiciona as 6 gemas e bate novamente, até ficar um creme fofo.
  13.  
  14. Junta à farinha aos poucos, alternando com o leite de caramelo. Bata as claras em neve com o auxílio de uma espátula e incorpore. Por último adicione o fermento, delicadamente.
  15.  
  16. Em uma forma untada, leve a massa em forno pré-aquecido (180 ºC) por 40 minutos, em média, mas vale conferir com um palito. Se o bolo está assado, o palito sairá seco. Polvilhe açúcar de confeiteiro ou derrame calda de caramelo por cima, que deixará a receita com um molhadinho incrível, e sirva.
  17.