Não pode faltar vinho quente no cardápio de um bom “arraiá”. Afinal, o aroma da bebida é característico da Festa Junina!
Se você vai festejar o mês de São João, que tal aprender a preparar o drink? Neste ano, Band Receitas dá dicas para você preparar uma versão “gourmet” do vinho quente.
E qual é a melhor opção de vinho para fazer vinho quente? Escolha um vinho tinto de qualidade – de preferência, um Merlot, que já tem sabor frutado e combina com as frutas e especiarias que vão na receita.
Massimo Leoncini, sommelier executivo do Santa Maria Empório, de São Paulo (SP), dá dica importante para o preparo de um vinho quente “gourmet”. “Na Itália e na Europa, em geral, se faz muito vinho quente. Não vale a pena preparar a bebida com vinhos caríssimos, mas é possível usar vinhos de boa qualidade”, afirma o especialista.
O expert chama atenção para a fervura do vinho durante o preparo. “Dica importante: tome cuidado com a temperatura. Se o vinho quente chega a uma temperatura muito alta, a qualidade do vinho se perde”, diz Leoncini.
Abaixo, aprenda uma receita deliciosa de vinho quente, feita por Ana Carolina e Zé Luiz, do programa Do Pão ao Caviar, do Sabor & Arte.
Vinho quente
Ingredientes
- casca de laranja
- 1 litro de vinho tinto
- 6 unidades de cravo-da-Índia
- 3 ramas de canela em pau
- 2 unidades de maçã
- 1/2 xícara de açúcar
- 3 colheres de sopa de caldo de limão
- 1 xícara de caldo de laranja
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela média. Misture muito bem. Descasque as maçãs, retire as sementes e os cabinhos. Corte-as em cubinhos. Leve a panela com o vinho ao fogo alto e acrescente os cubinhos de maçã. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire os cravos e as canelas com uma colher. Sirva bem quente.