Dicas

Qual o melhor vinho para fazer vinho quente? Sommelier dá dica de preparo

Saiba como preparar versão "gourmet" da bebida típica das festas de São João

Da Redação

Vinho quente gourmet
Vinho quente gourmet
Envato Elements

Não pode faltar vinho quente no cardápio de um bom “arraiá”. Afinal, o aroma da bebida é característico da Festa Junina

Se você vai festejar o mês de São João, que tal aprender a preparar o drink? Neste ano, Band Receitas dá dicas para você preparar uma versão “gourmet” do vinho quente. 

E qual é a melhor opção de vinho para fazer vinho quente? Escolha um vinho tinto de qualidade – de preferência, um Merlot, que já tem sabor frutado e combina com as frutas e especiarias que vão na receita.

Massimo Leoncini, sommelier executivo do Santa Maria Empório, de São Paulo (SP), dá dica importante para o preparo de um vinho quente “gourmet”. “Na Itália e na Europa, em geral, se faz muito vinho quente. Não vale a pena preparar a bebida com vinhos caríssimos, mas é possível usar vinhos de boa qualidade”, afirma o especialista.

O expert chama atenção para a fervura do vinho durante o preparo. “Dica importante: tome cuidado com a temperatura. Se o vinho quente chega a uma temperatura muito alta, a qualidade do vinho se perde”, diz Leoncini.

Abaixo, aprenda uma receita deliciosa de vinho quente, feita por Ana Carolina e Zé Luiz, do programa Do Pão ao Caviar, do Sabor & Arte.

Vinho quente

Ingredientes

  • casca de laranja
  • 1 litro de vinho tinto
  • 6 unidades de cravo-da-Índia
  • 3 ramas de canela em pau
  • 2 unidades de maçã
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de caldo de limão
  • 1 xícara de caldo de laranja

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela média. Misture muito bem. Descasque as maçãs, retire as sementes e os cabinhos. Corte-as em cubinhos. Leve a panela com o vinho ao fogo alto e acrescente os cubinhos de maçã. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire os cravos e as canelas com uma colher. Sirva bem quente.