Dicas

Qual vinho combina com a ceia de Natal? Saiba como escolher e harmonizar

Segundo especialistas, vinho branco é a melhor pedida para o jantar; veja dicas

Amanda Caroline

Vinhos brancos harmonizam com todos os pratos da refeição natalina
Vinhos brancos harmonizam com todos os pratos da refeição natalina
Envato Elements

Falta pouco para o Natal e já é hora de planejar a ceia. Além de elaborar o cardápio da noite, é importante pensar nas bebidas que combinam com os pratos principais. Você sabia que os vinhos brancos e espumantes harmonizam com todas as opções do jantar? Eles "passeiam" por todos os sabores – do peru ao churrasco, dos suínos aos pescados…

A Casa Flora oferece seleção especial de vinhos para as festas de fim de ano. Os especialistas da importadora dão dicas para quem deseja investir na bebida neste Natal. Confira: 

Segundo Paulo Amalfi, gerente de categoria da Casa Flora, os vinhos brancos são as melhores opções para a harmonização da bebida com os pratos natalinos. "Eles são extremamente versáteis. Você consegue trabalhar com pratos mais gordurosos, como o leitão. Os vinhos brancos possuem boa acidez e bastante frescor", explica o especialista.

Os vinhos brancos são os curingas do jantar porque, além dos pratos principais, eles também combinam com os petiscos. Mas se você não abre mão de um bom vinho tinto, vale investir em bebidas feitas com a uva pinot noir. "São muito leves e fáceis de tomar", afirma Amalfi.

Espumante: bebida que harmoniza com tudo

O espumante é um vinho com gás carbônico que pode ser branco ou rosé. Famoso por protagonizar as comemorações de Ano-Novo, a bebida também merece espaço na ceia de Natal. O sommelier da Casa Flora, Renato Lutgens, explica que o espumante combina com todas as guarnições e pratos principais que são comuns na refeição.

"Aves, suínos, pescados, churrasco, guarnições… O espumante passeia por todos esses sabores e tem total harmonização com os pratos do Natal", garante o expert em vinhos. E as borbulhas da bebida, que até fazem cócegas na língua, têm um papel importante na ceia farta e com pratos variados: limpar o paladar.

"O espumante tem efervescência, carbonatação. Quando você come algo gorduroso e toma um gole, você limpa sua boca dessa sensação. Limpa o paladar e te dá mais vontade de tomar mais um gole de espumante", diz Lutgens.


Faça drinks com espumante

Que tal trocar o destilado por espumante nos drinks festivos? Sim, ele rende bebidas deliciosas e refrescantes, perfeitas para o verão. A caipirinha é a sugestão de Paulo Amalfi: "É uma ideia muito interessante para quem quer começar a brincar com a categoria. O vinho branco vai bem com limão e frutas verdes. Já o espumante rosé casa com frutas vermelhas, como morango e cereja."

Vinho e panetone combinam?

Vale, também, incluir a bebida na hora da sobremesa. Se o panetone de frutas cristalizadas for a pedida da noite, aposte no vinho tinto de uva moscatel. Mas se você prefere chocotone, deguste-o com vinho do Porto. Saúde!

Tópicos relacionados