Vamos fazer lagarto? Antes de colocar a mão na massa, o Band Receitas tira suas dúvidas sobre o corte, dá dicas de preparo e entrega o passo a passo de uma receita suculenta do chef Rogério Holanda, do Melhor da Tarde.
O lagarto, localizado na parte traseira do boi, tem formato arredondado e tom vermelho-claro. É uma das carnes mais magras do animal e, por isso, seu cozimento exige atenção.
O corte é ideal para ser feito assado e recheado, como o chef ensina abaixo, mas o lagarto também pode ser preparado na panela de pressão e rende pratos como o rosbife. Além disso, a carne de sabor suave combina com vários tipos de molhos – experimente lagarto com molho madeira, um prato clássico.
Rogério Holanda afirma: “Tem que ter ‘manha’ para preparar lagarto.” Aqui, ele dá dica para garantir a maciez da carne. “Recheie com linguiça toscana fresca, que solta água e não deixa a carne secar”, explica. Boa ideia, não é mesmo?
Lagarto no forno recheado com linguiça e cenoura
Ingredientes
- 2 ½ kg de lagarto
- 2 cebolas
- 7 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- salsinha a gosto
- cebolinha a gosto
- ½ xícara de vinagre
- ½ xícara de azeite
- 2 colheres de sopa de sal
- páprica defumada a gosto
- 3 colheres de sopa de mostarda
- 2 gomos de linguiça toscana sem pele
- 1 cenoura
- 1 kg de batata
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes (exceto a carne, a linguiça, a batata e a cebola) no liquidificador. Em seguida, faça um furo no lagarto para recheá-lo com tempero, cenoura e linguiça. Coloque a carne em uma assadeira, despeje o molho e cubra com plástico filme. Deixe marinar na geladeira por seis horas. Depois, retire a carne da geladeira e grelhe na frigideira até dourar. Volte o lagarto para a assadeira e leve ao forno preaquecido a 200°C por três horas. Retire o papel alumínio e deixe até dourar por, aproximadamente, mais 20 minutos.