Receitas

Qual bebida dá mais ressaca? Vinho está na lista; entenda

Quantidade de álcool ingerido e falta de hidratação estão entre os principais causadores da terrível ressaca; confira também a lista das bebidas com maior teor alcoólico a seguir:

Bruna Berti

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Envato Elements

Com a Copa do Mundo e as festas de fim de ano chegando, o mercado de bebidas alcoólicas entra em seu melhor momento, juntamente com o Carnaval, no Brasil. Segundo levantamento do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), há uma projeção de aumento de cerca de 8% no consumo em relação a 2021 durante o período festivo. 

Entretanto, o consumo em quantidade elevada das bebidas alcoólicas pode causar efeitos diversos, como dores de cabeça, sensibilidades à luz, tonturas, dores no corpo e outros sintomas da famosa ressaca. Se você está acostumado a consumir variados tipos de bebidas alcoólicas, já deve ter percebido que a ressaca é diferente para cada uma delas. 

O Band Receitas conversou com o chef Deivid Marques, do “Boteco 28”, que explicou as causas da ressaca e os motivos de algumas bebidas causarem maiores efeitos, que outras. Segundo o especialista, o que causa a ressaca é a quantidade de álcool ingerido e a falta de hidratação. 

“Não tem nenhum estudo específico que comprove a agressividade da ressaca, isso vai depender tanto do tipo e da quantidade de consumo de álcool, quanto da resistência e suscetibilidade de quem bebe”, explica. “Por isso, não há um ‘limite seguro’ para consumo sem riscos. Só não vai sentir os impactos do álcool quem não o beber”, conta Deivid. 

Na lista das bebidas que mais trazem substâncias nocivas – e capazes de potencializar a ressaca – estão os vinhos tintos, conhaques e o uísque. “O uísque, assim como o conhaque, pode causar forte ressaca. Isso porque durante o processo de fabricação eles tendem a ter uma concentração de impurezas muito maiores do que outras bebidas, como a vodka, por exemplo”, explica o chef. 

A cerveja não está entre as campeãs da ressaca. Isso porque ela possui altos índices de água e carboidratos na sua composição, o que reflete em sinais mais brandos no corpo no dia seguinte ao consumo excessivo


Abaixo, confira o teor alcoólico das bebidas mais populares e, consequentemente, as maiores causadoras de ressacas:

  • Whiskey - de 40% a 75%
  • Cachaça - de 38% a 48%
  • Vodka - de 13% a 40%
  • Pinga - 40%
  • Tequila - 27%
  • Vinho tinto - de 11% a 14%
  • Cerveja - 5%

Mais notícias