Dicas

Existe cerveja que dá mais ressaca? Especialista explica

Sommelier Riccelli Adriel dá dicas de como tornar a experiência da degustação de cerveja ainda melhor

Da Redação 15/10/2021 • 10:44 - Atualizado em 15/10/2021 • 10:46
Especialista revela "truques" para tornar sua experiência ainda mais agradável
Especialista revela "truques" para tornar sua experiência ainda mais agradável
Envato Elements

A cerveja é uma das bebidas mais populares do Brasil. Ela é apreciada nas mais diversas ocasiões e das mais diversas formas — quem não gosta de tomar uma "gelada" em um dia de muito calor? —, mas alguns hábitos não nos permitem aproveitar todo o potencial da cerveja. Você sabia que a temperatura influencia muito no sabor da bebida?

É o que o sommelier Riccelli Adriel, curador da The Beer Planet, explica. "A gente brinca que a cerveja 'estupidamente gelada' tem sabores igualmente estúpidos. Ela perde o aroma que deveria ter quando está sob temperatura negativa", diz o especialista. Adriel ainda conta se existe um tipo de cerveja que dá mais ressaca e como harmonizar a bebida com pratos do dia a dia.

Gostou da ideia? O e-commerce Na Prateleira tem uma seleção de cervejas especiais para você conhecer mais sobre o universo da bebida. 

Abaixo, o sommelier tira dúvidas sobre o consumo de cerveja. Confira:

Qual tipo de cerveja dá mais ressaca?

"Não existe uma cerveja [com álcool] que cause mais ressaca do que outra, tudo é questão de quantidade. Se você consome uma quantidade maior da bebida, pode ter ressaca no dia seguinte. Enquanto você degusta, mantenha sempre um copo de água ao seu lado e faça um intervalo entre as degustações. Isso é muito importante, também, para você entender a diferença de um rótulo para outro. Lembre-se que tudo em excesso pode fazer mal à saúde."

Cerveja é calórica?

"As Lagers e as Pilsens, que são mais populares, têm uma quantidade maior de carboidrato por causa do malte. Mas o que engorda são as comidas que escolhemos para acompanhar o consumo de cerveja. No entanto, existem opções de cervejas low carb no mercado, que reduzem a presença de carboidrato e glúten. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio: se você tem uma rotina saudável de exercícios e se alimenta bem, pode se permitir experimentar e harmonizar com a sua cerveja sem problemas."

Como harmonizar a cerveja com pratos do dia a dia?

"No salame, normalmente, você adiciona limão. Ao invés disso, você pode tomar uma Witbier, que traz o cítrico para o paladar. A cerveja também harmoniza com queijos. No caso do brie, em vez de adicionar uma geleia, você pode tomá-lo com uma Blond Ale, que remete às frutas amarelas e cumpre o papel da geleia de damasco."”

Qual é a temperatura ideal da cerveja?

"Não tem problema tomar uma cerveja gelada, mas você não pode colocá-la em temperaturas negativas. Você acaba destruindo, inclusive, algumas características de aroma e sabor dela. O copo congelado também pode oferecer a experiência de cerveja 'choca', a estabilidade da espuma não se mantém. A temperatura ideal para Lagers e Pilsens varia entre 1º e 3ºC. Escolha um copo mais fino para cervejas mais leves e um copo mais largo para cervejas mais complexas."

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?