Dicas

Existe cerveja que dá mais ressaca? Especialista explica

Sommelier Riccelli Adriel dá dicas de como tornar a experiência da degustação de cerveja ainda melhor

Da Redação

Especialista revela "truques" para tornar sua experiência ainda mais agradável
Especialista revela "truques" para tornar sua experiência ainda mais agradável
Envato Elements

A cerveja é uma das bebidas mais populares do Brasil. Ela é apreciada nas mais diversas ocasiões e das mais diversas formas — quem não gosta de tomar uma "gelada" em um dia de muito calor? —, mas alguns hábitos não nos permitem aproveitar todo o potencial da cerveja. Você sabia que a temperatura influencia muito no sabor da bebida?

É o que o sommelier Riccelli Adriel, curador da The Beer Planet, explica. "A gente brinca que a cerveja 'estupidamente gelada' tem sabores igualmente estúpidos. Ela perde o aroma que deveria ter quando está sob temperatura negativa", diz o especialista. Adriel ainda conta se existe um tipo de cerveja que dá mais ressaca e como harmonizar a bebida com pratos do dia a dia.

Gostou da ideia? O e-commerce Na Prateleira tem uma seleção de cervejas especiais para você conhecer mais sobre o universo da bebida. 

Abaixo, o sommelier tira dúvidas sobre o consumo de cerveja. Confira:

Qual tipo de cerveja dá mais ressaca?

"Não existe uma cerveja [com álcool] que cause mais ressaca do que outra, tudo é questão de quantidade. Se você consome uma quantidade maior da bebida, pode ter ressaca no dia seguinte. Enquanto você degusta, mantenha sempre um copo de água ao seu lado e faça um intervalo entre as degustações. Isso é muito importante, também, para você entender a diferença de um rótulo para outro. Lembre-se que tudo em excesso pode fazer mal à saúde."

Cerveja é calórica?

"As Lagers e as Pilsens, que são mais populares, têm uma quantidade maior de carboidrato por causa do malte. Mas o que engorda são as comidas que escolhemos para acompanhar o consumo de cerveja. No entanto, existem opções de cervejas low carb no mercado, que reduzem a presença de carboidrato e glúten. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio: se você tem uma rotina saudável de exercícios e se alimenta bem, pode se permitir experimentar e harmonizar com a sua cerveja sem problemas."

Como harmonizar a cerveja com pratos do dia a dia?

"No salame, normalmente, você adiciona limão. Ao invés disso, você pode tomar uma Witbier, que traz o cítrico para o paladar. A cerveja também harmoniza com queijos. No caso do brie, em vez de adicionar uma geleia, você pode tomá-lo com uma Blond Ale, que remete às frutas amarelas e cumpre o papel da geleia de damasco."”

Qual é a temperatura ideal da cerveja?

"Não tem problema tomar uma cerveja gelada, mas você não pode colocá-la em temperaturas negativas. Você acaba destruindo, inclusive, algumas características de aroma e sabor dela. O copo congelado também pode oferecer a experiência de cerveja 'choca', a estabilidade da espuma não se mantém. A temperatura ideal para Lagers e Pilsens varia entre 1º e 3ºC. Escolha um copo mais fino para cervejas mais leves e um copo mais largo para cervejas mais complexas."