Muçarela é uma delícia e a burrata nem se fala. Aliás, todos os laticínios têm a sua particularidade e uma coisa em comum (além da base de leite, claro!): são paixão mundial. Em Nova Iorque, um queijeiro italiano que dá vida aos queijos cremosos recebeu a visita de Cátia Fonseca e contou tudo sobre a produção da iguaria para o Melhor da Tarde.
Qual a diferença entre muçarela e burrata?
Enquanto uma é neutra, delicada e elástica, a outra é suculenta, cremosa e de sabor acentuado. Na "Pequena Itália", bairro de Manhattan, em Nova Iorque, a produção da muçarela e da burrata acontece a todo vapor pelas mãos de um queijeiro italiano.
A tradição é antiga, passada de avô para pai e filho. É lá que uma figura carismática conquista Cátia Fonseca, apresentadora do Melhor da Tarde, ao contar mais sobre a diferença entre a muçarela e a burrata, dois tipos de queijos cremosos.
É muito diferente. A muçarela é toda de queijo. Com ela e um pouco de tomate, você faz uma pizza, por exemplo. Já a burrata é uma casca de muçarela com tiras de muçarela cremosa no meio, que chamamos de panna
O italiano segue o mesmo método que o próprio pai, queijeiro de primeira mão, usava em 1947. "É o mesmo sistema, a mesmo qualidade, o mesmo queijo, sem conservantes". A prática é tanta que ele afirma fazer o alimento em aproximadamente dois minutos.
Assim como o pão, o queijo também precisa de sova. O processo é simples: a muçarela é massageada com movimentos leves e suaves, até atingir uma textura sedosa e dobras quebradiças. É vendo a elasticidade que se sabe quando ela está pronta.
A partir da muçarela, é possível dar vida à burrata, uma muçarela gigante e cremosa que fica deliciosa em pães e torradinhas. "É o formato do amor. Ela sorri quando está pronta", diz o queijeiro. Assista ao vídeo para conferir a produção completa!