Dicas

Qual é o tipo mais saudável de queijo? Descubra as cinco melhores opções aqui

Nutricionista elege TOP 5 de queijos nutritivos e de baixa caloria para você incluir no cardápio do dia a dia; veja no programa The Chef

Da Redação

Qual é o tipo de queijo mais saudável? Se você é fã do alimento, pode comemorar: a nutricionista Fernanda Giácomo indica cinco opções deliciosas. Assista ao vídeo acima!

No programa The Chef com Edu Guedes, a especialista explica os critérios que usou para elaborar o ranking de queijos saudáveis. O valor calórico de cada tipo é importante, mas fica em segundo plano. Os nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, e a digestibilidade do queijo são mais valorizados aqui. “Não adianta o queijo ser pouco calórico e ter digestão difícil ou inflamar o corpo”, diz a nutricionista.

Saiba quais são os cinco tipos de queijo mais saudáveis

5. Queijo cottage

O queijo cottage é derivado do leite de vaca. Trata-se de um dos tipos menos calóricos. Por isso, é interessante para quem deseja perder peso. Além de ser boa fonte de cálcio e ter pouca gordura, seu sabor suave rende várias receitas. Dicas do Edu Guedes: faça patês com cottage; experimente queijo cottage com geleia doce; incremente sua salada com o queijo; use-o para rechear cheesecake.

4. Queijo Minas padrão

O processo de cura garante o diferencial deste queijo, que é a consistência mais firme. A cura facilita a absorção da lactose e das proteínas do leite. O queijo Minas é ótima opção para pessoas com sensibilidade à lactose.

3. Queijo curado

A principal diferença entre o queijo curado e o Minas padrão é que o primeiro passa pelo processo de cura por mais tempo, que garante consistência bem firme e tom amarelado. Pessoas sensíveis à proteína do leite podem reagir melhor ao consumo do queijo curado do que ao consumo de Minas padrão.

2. Queijo de búfala

Os queijos de búfala e de cabra possuem uma proteína diferente da presente do leite de vaca, a A2, que garante fácil digestão. “A caseína, que é a proteína do leite, se chama A1 no leite de vaca. No queijo de búfala e de cabra, chama-se A2. Essa proteína é, por natureza, menos inflamatória”, explica Fernanda Giácomo. 

1. Queijo de cabra

As características do queijo de cabra são semelhantes às características do queijo de búfala. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.