Qual a diferença entre abacate e avocado? Nutricionista explica

Especialista conta quais são os benefícios da fruta à saúde e indica as melhores formas de consumi-la; confira abaixo

Da Redação

Saiba quais são as características do abacate e do avocado Envato Elements
Saiba quais são as características do abacate e do avocado
Envato Elements

Abacate ou avocado: como diferenciá-los no mercado? Ao Band Receitas, a nutricionista Juliana Vieira tira dúvidas sobre as versões da fruta, que está na “na moda” – as receitas de toast de avocado, por exemplo, “bombam” nas redes sociais.

A especialista explica que avocado é uma variedade do abacate, que é grande, verde e tem casca lisa. “Ele é mais firme, possui casca rugosa e, ao ficar maduro, torna-se arroxeado”, diz Juliana. A diferença entre eles é mais evidente na aparência – o avocado também é menor e mais arredondado – e o sabor de ambos os tipos é bem parecido, neutro.

Benefícios do abacate e avocado para a saúde

Vale a pena incluir a fruta no seu dia a dia pelos benefícios que oferece à saúde. “Os dois são ricos em proteínas, fósforo, ferro, gorduras boas, fibras, potássio e diversas vitaminas, como a vitamina C, vitamina A, vitamina B5, vitamina B3 e vitamina B2”, afirma a nutricionista.

Ela ainda faz um adendo sobre o avocado: “Essa pequena fruta em forma de pera possui expressivo teor de fibras e o dobro do potássio da banana, além de vitaminas E, B6, ácidos graxos monoinsaturados, gordura saudável e antioxidantes."

Ambos ricos em ácido oleico, uma gordura benéfica para a saúde que ajuda no controle do nível de colesterol. O abacate e o avocado também evitam doenças cardiovasculares e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Os dois também auxiliam na absorção de nutrientes.

Qual a melhor forma de consumir o abacate e o avocado?

O abacate é ideal para vitaminas por ser mais aguado. “Molhos com abacate, como guacamole, ficam uma delícia. Vale experimentá-lo amassado com um cereal”, sugere Juliana.

Uma boa sugestão é fazer saladas com o avocado. “Corte-o em fatias bem finas e adicione alface, tomate, cebola, rúcula e temperos, como pimenta e coentro. Você também pode acrescentar um pouco de azeite ou suco de limão como molho. Assim, a salada fica uma delícia e supernutritiva”, finaliza a expert.

Mais notícias

Carregar mais