Dicas

Quais são as piores combinações de alimentos para a saúde? Nutricionista lista 5 vilões

Gordura hidrogenada, açúcar refinado e óleos vegetais estão no ranking de alimentos que, quando somados, prejudicam o organismo

Da Redação, com The Chef

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Açúcar refinado, glúten, lactose e óleo vegetal são compostos prejudiciais à saúde e piores ainda quando combinados
Reprodução/Pixabay

Quase todo mundo já comeu alguma coisa que caiu mal no estômago e causou o maior desconforto. Não à toa, azia, dor de barriga e diarreia são muitas vezes causadas pela má alimentação e resultado de receitas que, quase instantaneamente, provocam reações adversas ao corpo. Segundo a nutricionista Laita Babio, convidada do Edu Guedes no programa The Chef, tudo pode piorar quando ingredientes prejudiciais são usados juntos em um mesmo prato. É o que ela chama “terrorismo nutricional”. Abaixo, confira o ranking das 5 piores combinações:

1- Gordura hidrogenada com açúcar refinado 


Você sabia que há anos a Legislação Brasileira definiu que alimentos com gordura hidrogenada precisam ter essa informação no rótulo? O composto, muitas vezes utilizado com açúcar refinado, pode ser encontrado em bolachas, biscoitos e sorvetes industrializados. “Ela é utilizada para aumentar a durabilidade do produto e dar crocância. É o composto chamado “trans”, que gera uma plasticidade em artérias e veias, reduzindo a motilidade do sistema cardiovascular”, explica a nutricionista. Para agravar ainda mais, o açúcar junto da gordura é uma combinação que o cérebro adora. “O problema é que nenhum outro alimento na natureza tem compostos assim e a pessoa fica suscetível a querer comer cada vez mais."  

2- Óleo vegetal refinado com glúten  


Esta é uma das piores combinações culinárias, acredite, e é presente justamente nos amados salgadinhos de festa. Os efeitos mais comuns são azia, queimação e mal-estar, mas não para por aí. “0 açúcar da farinha de trigo e alguns aminoácidos, quando elevados a altas temperaturas,  geram um composto chamado acrilamida. É algo carcinogênico, ou seja: eleva a chance de desenvolver câncer”, diz Laita. 

3- Álcool e carboidratos refinados  


Combinação clássica e insubstituível para muita gente, unir vinho e massa pode ser complicado. “Em um prato de macarrão há o glúten, que é um agressor ao sistema gastrointestinal.  O álcool, por sua vez, irrita a mucosa gastrointestinal e por isso, juntos, os dois alimentos podem gerar prejuízo", analisa. 

4- Aditivos químicos e açúcar refinado 


A grande questão desses alimentos, como refrigerante e bala de goma, são os conservantes artificias somados aos corantes e ao açúcar refinado. “Eles têm potencial inflamatório no corpo e isso atua na parte digestiva e na parte neurológica também. Em casos de ansiedade e depressão, por exemplo, podem ser um agravante.”  

5- Açúcar refinado e lactose  


Combinação muito comum para sobremesas, unir derivados do leite com açúcar refinado exige equilíbrio. A nutricionista garante que os doces não precisam ser excluídos, mas é necessário cuidado. “Não quer dizer que faça mal para todo mundo, mas para a maioria da população, sim”, observa. “A lactose é um tipo de açúcar que agride a mucosa do estomago e do intestino, gerando um desconforto. Já o açúcar branco é inflamatório. Quando você junta os dois, isso potencializa. os efeitos” 

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.