Os pratos vencedores do MasterChef Profissionais se tornaram clássicos da competição. Quer aprender a preparar essas receitas deliciosas? Confira abaixo! A temporada de 2023 estreia nesta terça-feira (19), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea em Band.com.br e Bandplay.
Galeria de Fotos
MasterChef Profissionais: relembre todos os campeões 1/5
Em 2016, a primeira campeã do talent show apostou na carne para colocar as mãos no troféu: Dayse Paparoto fez ancho dry aged, cebolas caramelizadas, palmito pupunha com farofa de tutano e salada de agrião.
No ano seguinte, o mineiro Pablo Oazen investiu em menu com a “cara” de sua terra: o prato de blanquette de língua com cenourinha glaceada e pistache fez sucesso entre os jurados. Já Rafael Gomes, em 2018, venceu a terceira temporada com pato laqueado com mel e molho de cenoura e cevadinha.
Em 2022, Diego Sacilotto apostou em menu com inspiração portuguesa: os pratos de bacalhau com natas e arroz de pato garantiram a vitória para o chef de cozinha.
No Band Receitas, você aprende a fazer todas as receitas do MasterChef em casa. Confira abaixo o passo a passo dos pratos que venceram as três temporadas Profissionais:
Ancho dry aged, cebolas caramelizadas, palmito pupunha com farofa de tutano e salada de agrião | Dayse Paparoto (1ª temporada)
Ingredientes
Palmito recheado com farofa
- 1 palmito pupunha
- farinha panko
- ossos de boi com tutano
- cebolete
- ½ dente de alho
Carne
- 2 filés de ancho dry aged
- 2 dentes de alho
- 30 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- alecrim a gosto
Salada de agrião
- folhas de agrião baby
- azeite a gosto
- sal a gosto
Cebola caramelizada
- ½ cebola roxa
- 1 colher (sopa) de vinagre de arroz
- 1 pitada de açúcar
- 1 pitada de sol
Modo de preparo
Coloque os ossos com tutano no forno a 180°C até que fiquem macios (20 minutos, aproximadamente). Tempere os palmitos com sal, pimenta e azeite, e leve ao forno por 25 minutos. Tempere a carne com pimenta e um pouquinho de sal e deixe fora da geladeira por 15 minutos antes de fritar. Corte a cebola roxa em cubinhos e coloque em uma frigideira em fogo baixo com sal e açúcar. Deixe dourar levemente. Acrescente água aos poucos até que as cebolas fiquem macias e caramelizadas. Finalize com um pouco de vinagre e manteiga. Coloque uma colher de sopa da gordura do tutano com metade de um alho ralado em uma frigideira e torre a farinha panko até que fique dourada. Adicione o tutano e tempere com sal e pimenta. Finalize a farofa com cebolete picadinha. Lave as folhas de agrião. Tempere com sal e azeite. Em uma frigideira quente, adicione o azeite e sele a carne dos dois lados. Adicione a manteiga, dois alhos amassados com casca, um ramo de alecrim e banhe a carne até que fique rosada por dentro. Reserve em uma assadeira tampada com papel alumínio por 5 minutos antes de cortar.
Ingredientes
- 2 unidades de língua
- cenourinhas
- azeite a gosto
- manteiga a gosto
- cebolete picada a gosto
- suco de limão a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- pistache tostado a gosto
- sal a gosto
- vinho branco a gosto
- alho a gosto
- alho-poró a gosto
- 1 cebola
- salsão a gosto
- 1 unidade de cenoura
- creme de leite a gosto
- cerefólio a gosto
Modo de preparo
Refogue cenoura, salsão, cebola, alho-poró e alho com vinho branco. Deixe evaporar o álcool, cubra com água e coloque as línguas. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 50 minutos. Na sequência, deixe esfriar, coe o caldo e reduza-o. Adicione creme de leite, sal, pimenta, suco de limão e cebolete picada. Corte a língua em retângulo e doure com manteiga e azeite. Limpe a cenourinha orgânica e deixe um pouco da folha verde. Coloque no vapor e, depois, glaceie. Adicione a pasta de pistache no prato, as cenourinhas por cima, molho no fundo, a língua e finalize com cerefólio e pistache tostado.
Ingredientes
- 2 patos sem pena, sem interior e maturado
- 10 g de pimenta caiena
- 1 caixa de dente de leão
- 200 g de cevadinha
- 1 pote de mascarpone
- 50 g de semente de coentro
- 100 g de gergelim preto e branco
- 500 g de mel
- 1 cebola
- 1 cabeça de alho
- 500 g de tomilho
- 500 g de alecrim
- 50 g de cominho
- 3 laranjas valência
- 100 g de gengibre
- 1 litro de suco de cenoura
- 1 litro de suco de laranja
- 6 ramos de cenouras branca em ramo
- 6 ramos de cenouras amarela em ramo
- 6 ramos de cenouras laranja em ramo
- 6 cenouras violeta
- 6 sobrecoxas de pato
- 10 g de pimenta espelette
- 1 kg de gordura de pato
Modo de preparo
Amarre os patos e laqueie com mel. Tempere com sal, especiarias e cozinhe por inteiro por 16 minutos a 195ºC. Deixe descansar. Cozinhe as cenouras em confit de gordura de pato até elas ficarem bem macias. Tire a pele das sobrecoxas e passe na máquina de moer. Cozinhe até elas ficarem bem crocantes. Reduza o suco de cenoura com um pouco de cominho e cebola. Depois, monte com mascarpone. Emprate com muita atenção.
Ingredientes
- 60 g de lombo de bacalhau
- 100 g de creme de leite
- 30 g de alho-poró
- 50 ml de vinho verde
- 1 unidade de batata bolinha
- 10 g de sal grosso
- manteiga a gosto
Modo de preparo
Asse a batata com sal grosso por 30 min a 180°C. Cozinhe o bacalhau no vácuo por 17 minutos a 56°C. Refogue o alho-poró com manteiga e junte o vinho e o creme. Bata, coe e reserve. Sirva o bacalhau sobre o molho e com as batatas ao murro
Ingredientes
- 30 g de arroz carolino
- 1 g de coxa de pato
- 30 g de magret de pato
- 20 g de alheira
- 10 g de coração de pato
- 10 g de linguiça portuguesa
- 10 g de bacon
- 100 g de vinho do porto
- 200 g de mirepoix
- 10 g de trufa negra
Modo de preparo
Cozinhe a coxa de pato com o mirepoix, desfie, reserve a carne e o caldo. No caldo do cozimento, cozinhe o arroz com os corações. Grelhe o magret e a alheira. Junte tudo e sirva com trufas raladas na hora e redução de vinho do porto.