Você tem o hábito de consumir cenoura? Se a resposta é “não”, vale a pena repensar o cardápio do dia a dia e incluir a raiz nas suas refeições. Consuma in natura ou cozida, em saladas, sucos, sopas e ensopados.
A nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta, explica ao Band Receitas os principais benefícios do vegetal para a saúde. A cenoura é rica em antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico, além de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer.
Confira abaixo mais funções positivas da cenoura para o organismo:
- A cenoura possui alto teor de fibras. Por isso, ajuda no funcionamento do intestino e estimula a microbiota intestinal;
- A presença de betacaroteno e luteína estimula a pigmentação da pele, favorecendo o bronzeado natural;
- Rica em vitamina A, a cenoura colabora para a proteção da visão e prevenção de doenças como catarata;
- A raiz ajuda a proteger o sistema cardiovascular pois modifica a absorção do colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, o que previne doenças cardíacas;
- A cenoura também favorece o processo de emagrecimento devido ao baixo valor calórico e baixo índice glicêmico (caso seja consumida crua), e alto teor de fibras, que provocam a sensação de saciedade.
Como fazer bolo de cenoura saudável
Se o seu objetivo é aproveitar todos os benefícios da cenoura, o bolo de cenoura não é a forma ideal de consumir o vegetal. “O doce é rico em gorduras, açúcares e farinha simples. Dessa forma, não traz nenhum benefício nutricional”, explica a nutricionista. Entretanto, a especialista indica substituições para quem deseja preparar uma receita saudável.
“Ao trocar a farinha de trigo por farelos de aveia ou farinha de amêndoas; trocar o açúcar refinado pelo açúcar demerara, além de reduzir a quantidade de gorduras, é possível melhorar a qualidade nutricional do bolo de cenoura, apesar do alto valor calórico. O bolo, portanto, deve ser consumido com moderação”, indica Angélica Grecco. Pronto para colocar a mão na massa?