Dicas

Alimentos orgânicos: saiba o que são e por que fazem bem à saúde

Médica e nutricionistas explicam as vantagens de consumir alimentos sem aditivos químicos no dia a dia

Da Redação

Alimentos orgânicos são mais saudáveis; saiba por que
Alimentos orgânicos são mais saudáveis; saiba por que
Envato Elements

Nesta quarta-feira (25), comemora-se o Dia Nacional da Comida Orgânica. A data foi criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que realiza campanhas anuais desde 2005 para divulgar a importância do alimento orgânico na promoção da saúde, sustentabilidade e justiça social. 

E quais são as vantagens de consumir alimentos naturais, sem aditivos químicos, no dia a dia? As nutricionistas Angélica Grecco, do Instituto Endovitta, Juliana Vieira, e a médica generalista Vivian Campos (CRM-SC 15858) tiram dúvidas sobre a comida orgânica em entrevista ao Band Receitas.

Confira abaixo:

O que são os alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos não possuem resíduos químicos. Eles possuem mais nutrientes do que os alimentos convencionais pois são produzidos sem insumos artificiais, como adubos químicos e agrotóxicos. Também devem ser livres de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos.

Qual a diferença entre os orgânicos e os transgênicos?

Os alimentos transgênicos são opostos aos orgânicos. Eles são geneticamente modificados durante a produção, o que altera suas características, como forma e sabor. As condições de plantação de legumes não são totalmente confiáveis: há o uso em excesso de agrotóxicos e outros aditivos químicos que causam prejuízos para o organismo. 

O consumo de alimentos transgênicos aumenta o risco de câncer e doenças crônicas não-transmissíveis. Entretanto, são produtos mais atraentes para o consumidor, já que são mais “bonitos” e mais baratos por conta da produção em larga escala.

Quais são as vantagens do consumo de produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos são, sim, mais saudáveis do que os convencionais. Na produção orgânica, a maior parte dos nutrientes, como vitaminas e minerais, permanecem nos alimentos.

Saiba quais são alguns dos benefícios de consumir alimentos orgânicos no dia a dia:

  • Consumo de alimentos com mais nutrientes e mais frescos;
  • Diminuição do consumo de ultraprocessados;
  • Contribuição para o meio ambiente;
  • Contribuição para a economia local;
  • Contribuição para o bem-estar animal.

Por que orgânicos costumam ser mais caros?

Trata-se de uma produção sazonal e cuidadosa, em menor escala. Por isso, os gastos são maiores e o reflexo desse trabalho específico aparece no preço do produto final. O agricultor orgânico precisa provar que o que produz respeita todas as normas das legislações trabalhista e ambiental, e os certificados também contribuem para o valor do alimento.

Como identificar e escolher alimentos orgânicos no mercado?

Para ser considerado orgânico, o produto deve ser certificado pelo SisOrg. O consumidor deve exigir o selo do órgão federal da loja ou produtor.