Dicas

Quais alimentos inibem o apetite? Nutróloga indica 5 opções

Médica especialista explica por que certos alimentos oferecem a sensação de saciedade

Da Redação, com The Chef 21/11/2021 • 10:00 - Atualizado em 21/11/2021 • 10:01
Café e maçã são ideais para saciar a fome
Café e maçã são ideais para saciar a fome
Envato Elements

Alguns alimentos são capazes de inibir o apetite naturalmente. A nutróloga Raquel Menezes, que participa do programa The Chef com Edu Guedes, indica cinco alimentos para quem deseja equilibrar o cardápio do dia a dia. 

As opções da médica saciam a vontade de comer alimentos hiperpalatáveis, como chocolate, mas vale lembrar que nenhuma dieta deve ser radical — coma suas guloseimas favoritas com moderação e procure um especialista em caso de dúvidas.

Confira abaixo o TOP 5 de alimentos que são inibidores de apetite:

5º lugar: aveia

O cereal, além de inibir a fome, é um alimento que possui 5-HTP (triptofano), um aminoácido que promove a sensação de bem-estar e diminui a ansiedade que causa os excessos.

"Às vezes, as pessoas pensam que a aveia engorda por ser um carboidrato. Se a gente come a aveia com moderação, ela pode auxiliar no emagrecimento porque gera saciedade", explica a médica.


4º lugar: maçã e pera

As frutas são ricas em fibras, que ajudam a "matar" a fome. "Mas algumas pessoas falam assim: 'comi uma maçã e não tirou a minha fome'. Ao mastigar, você perde mais tempo, o que causa a saciedade. Você pode consumir essas frutas com aveia ou iogurte para ajudar", aponta a dra. Raquel.


3º lugar: linhaça

Assim como a maçã e a pera, a linhaça causa saciedade por causa das fibras. "O gel que fica em volta da linhaça forra o estômago e diminui a fome. Por isso, a gente inclui a linhaça no lanche com iogurte entre o café da manhã e o almoço", sugere a especialista.


2º lugar: gengibre e canela

Tanto o gengibre quanto a canela são anti-inflamatórios e termogênicos, e ambos inibem a vontade de doce. O chá de gengibre com canela é uma opção saborosa para consumir os ingredientes; vale também incluir os alimentos em pratos salgados.


1º lugar: café

Consumido com moderação, o café inibe a fome. Porém, é preciso prestar atenção na quantidade, pois a bebida em excesso pode gerar ansiedade, e na adição de açúcar. "O café é acessível e termogênico [acelera o metabolismo e a queima de gordura], assim como o gengibre a canela", aponta a médica.

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?