Dicas

Quais alimentos ajudam a produzir colágeno? Nutricionista lista 5 opções

Entre as opções, Mariana Chen incluiu na lista alternativas para veganos e vegetarianos

Da redação, com The Chef

Frutas vermelhas ajudam a produzir colágeno
Frutas vermelhas ajudam a produzir colágeno
Unsplash/Reprodução

A proteína responsável por deixar a pele firme e com aspecto mais saudável, mais conhecida como colágeno, é reduzida no organismo com o passar dos anos. Apesar de ser um processo natural, é muito importante buscar soluções para que seu corpo não envelheça mais rapidamente. Segundo a nutricionista Mariana Chen,  é fundamental consumir os alimentos que possuem essa proteína para o organismo manter as estruturas do tecido. 

“Se não tiver uma alimentação saudável, o corpo não produz a quantidade suficiente de colágeno e não absorve cosméticos e suplementos de uma forma adequada”, afirma a especialista no The Chef.

Apesar do colágeno sempre ser lembrado como elemento fundamental para a beleza, sua presença pode auxiliar em questões internas. “É indicado, principalmente, para quem tem problemas de articulação, formação de tendões, músculos e estruturais”, detalha.

Confira 5 opções para você resgatar a proteína: 

1- Carnes e ovos

O colágeno é composto por uma receita de vários aminoácidos. Toda a proteína, principalmente de fonte animal, é rica desse elemento e, por isso, alimentos como peixes, carnes bovinas, ovos e frango são essenciais.

2- Frutas vermelhas

As frutas vermelhas podem ajudar na formação do colágeno. “As fontes vegetais são também muito necessárias. Não adianta só consumir as proteínas animais”, afirma Mariana. Suco, purê, ou sobremesas ficam uma delícia. A regra é clara: contanto que sejam as frutas, mesmo congeladas, é válido.

3- Vegetal verde-escuro

Os vegetais escuros, ricos em clorofila, têm o pigmento que ajudam a proteger a pele do envelhecimento e combatem radicais livres. “Brócolis e repolho verde são boas opções, principalmente para veganos e vegetarianos”. 

4- Frutas cítricas

Frutas cítricas são ricas em vitamina C. Os flavonoides agem na função de antioxidantes, o que atrasa o envelhecimento e favorece a pele. “A gente conhece muitos produtos e cosméticos que são ricos em colágeno e vitamina C porque essa dupla tem que andar junta”, ressalta a especialista. 

5- Aveia 

Em forma de farelo fino, floco ou grão, a aveia é uma ótima opção para os veganos. Ela é versátil e  pode ir em todas as preparações, tanto doce quanto salgada. “O alimento é completo e, por isso, tem uma gama muito diversa de nutrientes”, diz a nutricionista.

Assista na íntegra: