Dicas

Pudim frito? Sobremesa espanhola choca web; aprenda receita

Basicamente uma rabanada sem pão: você vai se surpreender com esse doce típico da Espanha; aprenda preparo

Da redação

Como fazer leite frito? Aprenda sobremesa espanhola
Como fazer leite frito? Aprenda sobremesa espanhola
Reprodução

O mundo gastronômico é uma caixinha de surpresas — de pupunha com café a pudim frito (ou rabanada sem pão, você escolhe!). E se o primeiro é muito conhecido pelos brasileiros, o último é bem inusitado, mas diz respeito a uma típica receita espanhola chamada leche frita.

Leche frita, ou leite frito, é uma sobremesa deliciosa, muito típica da Espanha, principalmente do norte da região. Basicamente, um doce feito com farinha, leite e açúcar, que são cozidos até engrossar e virar uma “massa” firme. Essa mistura é porcionada, frita e servida com uma cobertura de açúcar e canela em pó — como uma rabanada!

A receita viralizou hoje, 05, nas redes sociais e rendeu bons comentários: “Sério mesmo que você vai me fazer fritar pudim? Porque, olha, eu fiquei aguando de vontade, viu?!”, disse um internauta. “Parece creme de confeiteiro frito”, comentou outro. Continue lendo a matéria para aprender!

Confira a receita do Rogério Holanda, chef do Melhor da Tarde para testar em casa e tirar a prova dessa delícia espanhola!

Leite frito

Ingredientes

  • 1/2 litro(s) de leite
  • 4 colher(es) de sopa de amido de milho
  • 1 xícara(s) de chá de açúcar
  • 1 tira(s) de casca de limão
  • 1 unidade(s) de canela em pau
  • 1 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1 lata(s) de leite condensado

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture o leite, o amido de milho e o açúcar, misture bem com o auxílio de um fouet e coloque em uma panela. Adicione a tira da casca do limão e a canela em pau, leve ao fogo baixo mexendo sempre. Deixe engrossar e retire do fogo. Coloque em um refratário untado com óleo e leve a geladeira  para esfriar totalmente, desenforme. Corte em um formato quadrado, passe pela farinha de trigo e frite em óleo moderado. Retire do óleo quando estiver dourado e sirva com leite condensado por cima.