Você provavelmente já viu alguma receita das famosas ‘avocado toasts’, “sanduíches” que levam a fruta verdinha sozinha ou com ovos, salmão e tomate. Elas se tornaram um hit entre blogueiras e na web. Porém, qual a diferença desse tal de avocado com o abacate, fruta comum no Brasil e encontrada em toda feira pelo País?
À primeira vista: todas. Enquanto o avocado é pequeno, com uma casca grossa e escura, o abacate é bem grande, com uma casca mais fina e em um verde bem aberto. O primeiro é mais comum na América Latina e Estados Unidos, o segundo, com certeza, é o favorito nacionalmente e traz preços mais competitivos por aqui.
De acordo com o Danilo Brasil, chef executivo do Tivoli Mofarrej, em São Paulo, as duas frutas têm sabor muito similar - assim como a sua aparência interna. Por isso, podem ser usadas nas mesmas receitas. Ainda que o brasileiro esteja mais acostumado com a fruta maior em preparo de doces, ambos vão bem com pratos principais, acompanhando a salada ou como pasta salgada. Com o abacate, por exemplo, também é possível preparar o guacamole, receita em que é comumente usado o avocado.
“O avocado, porém, se torna mais benéfico, uma vez que tem concentração maior de gorduras boas, vitaminas e minerais”, explica o chef. Ele também reforça que o “primo menor” é 10% menos calórico que o tradicional. Ou seja, em dietas restritivas, essa pode ser a melhor opção. Porém, no resto, vale a preferência do freguês!