A troca de pão francês por tapioca se tornou algo comum nas refeições dos brasileiros. Muitos pensam que o pãozinho é o vilão da alimentação e que a substituição é a melhor alternativa para uma dieta saudável, mas não é o caso.
Ao Band Receitas, a nutricionista Vanessa Lobato, especializada em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), desmistifica a comparação entre o pão francês e a tapioca, e garante: as duas opções são muito semelhantes em termos nutricionais.
A especialista responde dúvidas sobre a polêmica que envolve pão francês e tapioca, e dá dicas para você elaborar um cardápio equilibrado para o dia a dia:
Trocar pão francês por tapioca faz sentido? Qual opção é mais nutritiva e saudável?
A troca de pão francês por tapioca não faz sentido, mas você pode consumir as duas opções para variar a dieta. “Pão francês e tapioca são similares: um é feito de trigo; o outro é feito de mandioca. Mas ambos são fontes de carboidratos e possuem baixa quantidade de fibras”, afirma Vanessa Lobato. Uma unidade de pão francês (50 g) contém 30 g de carboidratos, assim como uma fatia de tapioca (com 50 g de goma de tapioca). “Ambos podem ser considerados saudáveis quando inseridos em um padrão alimentar saudável”, completa a nutricionista.
Qual a quantidade ideal de consumo de pão francês e de tapioca por dia?
Não existe uma resposta certa, afinal, a quantidade depende da necessidade de cada um. “Pessoas que praticam atividade física precisam consumir mais carboidratos durante o dia. Por isso, podem consumir mais pães ou tapioca durante o dia. A necessidade de consumo é mais baixa para quem não pratica atividade física. Mas, em geral, uma unidade por dia já é o suficiente”, afirma.
Existe uma opção ideal entre pão francês e tapioca para quem deseja emagrecer?
“Não. Como são alimentos semelhantes, você pode optar por um ou pelo outro. O ideal é variar para não enjoar. Apenas atente-se à quantidade da goma de tapioca”, alerta a nutricionista.
A tapioca é indicada para celíacos ou intolerantes ao glúten? Quais outros alimentos podem substituir o pão neste sentido?
Sim. O grande diferencial da tapioca é não conter glúten. Por não ter trigo em sua composição, pode ser consumida por celíacos e por pessoas com alergia ao cereal. “Alimentos como cuscuz, biscoito de arroz, biscoito de mandioca e pão feito com farinha de arroz são boas opções de substitutos”, finaliza a expert.