Dicas

O que são cervejas especiais e quais as diferenças entre elas? Especialista dá dicas

Sommelier explica como escolher a bebida e dá sugestões para os apreciadores

Da Redação

O sommelier Riccelli Adriel dá dicas para os fãs da bebida
O sommelier Riccelli Adriel dá dicas para os fãs da bebida
Envato Elements

A cerveja é a bebida alcoólica das confraternizações: seja no happy hour ou no churrasco em família, ela está sempre presente. Mas as latinhas das grandes cervejarias — e que encontramos com facilidade no mercado — não são as únicas opções para quem aprecia o produto. As cervejas especiais têm sabores complexos e estão conquistando o paladar dos brasileiros. 

O sommelier Riccelli Adriel, curador da The Beer Planet, apresenta as cervejas especiais e faz sugestões para quem deseja explorar as possibilidades da bebida. Já ficou interessado? O e-commerce Na Prateleira tem uma seleção de cervejas especiais para você conhecer e comprar online quando quiser.

Qual a diferença entre cervejas comerciais e especiais?

Segundo o especialista, o que diferencia as duas categorias é a quantidade de informações de aroma e sabor.

As cervejas comerciais são fabricadas por grandes empresas em larga escala, e podem ser feitas entre uma a três semanas para serem entregues ao mercado. "As cervejas comerciais são leves e refrescantes, e têm o mesmo sabor em qualquer lugar do mundo. Existe um certo preconceito contra a Standard American Lager [estilo de cerveja], que é uma bebida para confraternizações", explica Riccelli Adriel. 

"Já as cervejas especiais têm um jogo mais complexo de aromas e sabores. O tempo de maturação da German Pils, por exemplo, é de três meses", completa.

Cervejas especiais têm sabores e aromas complexos (Foto: Envato Elements)


Como escolher uma cerveja especial?

Antes de escolher uma bebida nova para experimentar, é importante saber que existem quatro escolas cervejeiras, que representam as origens de cada cerveja. O sommelier detalha as características de cada uma delas e indica opções de estilos para os apreciadores:

Escola alemã

"É a escola mais tradicional, onde nasceu a Lei da Pureza da Cerveja. A lei instituída em 1516 na Alemanha determinou que a cerveja deveria ser produzida apenas com água, malte, lúpulo e levedura", diz Riccelli. As cervejas, em geral, são mais leves e refrescantes. A escola alemã também tem tradição na produção de Lagers e cervejas de trigo. Sugestão de cerveja: German Pilsner.

Escola americana

Trata-se de uma escola inovadora e de exageros. "As cervejas são mais amargas, têm teor alcoólico mais elevado e mais intensidade. São frutadas e cítricas, e conhecidas pelos rótulos criativos", detalha o especialista. "A India Pale Ale (IPA) caiu no gosto dos brasileiros. Mas, para quem quer começar, recomendo a New England IPA, que é mais turva, tem menos amargor e é super-refrescante", indica.

Escola inglesa

"A escola inglesa é mais tradicionalista. A cerveja tem teor alcoólico mais baixo e não tem muita carbonatação, ou seja, menos gás. Elas são mais herbais e terrosas", explica o sommelier. Sugestão de cerveja: Bitter.

Escola belga

"São cervejas que podem ter adição de frutas, condimentos e açúcares. Cervejas mais complexas, que também podem ser ácidas. A Witbier é um exemplo de cerveja belga, que tem adição de cítricos e especiarias", finaliza.