O bife à parmegiana perfeito esconde alguns truques que garantem aquela mordida crocante, uma carne suculenta e um molho de tomate super saboroso que não encharca o prato. Para isso, descobrimos os segredos do chef de cozinha Roberto Ravioli, conhecido como o arquiteto dos pratos italianos. Confira!
O que fazer para o bife à milanesa não soltar a casca?
Existe um processo simples para evitar um prato encharcado e ter um bife à milanesa super crocante: "Para não soltar aquela crostinha da proteína, do frango, da carne, do peixe, você primeiro você passa a carne na farinha de trigo, bate bem, depois você passa no ovo, ou senão na clara e depois passa na farinha panko", atesta Ravioli.
Essa farinha também garante um bife uma farinha que vai deixar seu parmegiana super crocante: a farinha panko. “Deixa ela muito mais sequinha”, atesta Ravioli. Apertar bem os dois lado enquanto faz o empanamento e fritar por imersão também é super importante!
Mas existe uma maneira italiana, que geralmente é preparada a cotoletta de vitelo, um prato especialmente apreciado por amantes da culinária, onde o corte é frito na frigideira, com uma certa quantidade de manteiga — o suficiente para penetrar na superfície do empanado.
“Não é muita manteiga porque não é por imersão, frita de um lado, vira sem furar com o garfo e vê o outro. Isso é importante, se furar entra óleo. Então faça isso com pinça ou com o auxílio duas colheres”, recomenda o chef.
Ah! Não se esqueça de retirar o excesso de óleo com papel absorvente para não deixar o parmegiana encharcado. Coloque uma camada generosa de molho sobre cada bife e cubra com queijos de boa qualidade, como muçarela ou parmesão.