O que é bom para amolecer o bife? Chef ensina truques para amaciar a carne

Esqueça o martelinho de carne! Segundo chef, a melhor saída para amaciar um bife – e ainda garantir sabor – é por meio de marinadas! Veja opções:

Bruna Berti

O que é bom para amolecer o bife? Chef ensina truques para amaciar a carne
Envato Elements

O churrasco é uma refeição que se tornou tradicional no Brasil, tendo sua origem no Rio Grande do Sul, onde, inicialmente, era feito em fogueiras. Hoje, as carnes já podem ser assadas em churrasqueiras, sejam elétricas, a gás ou a carvão – a mais tradicional. Esse modo de preparo, apesar de menos prático para o dia a dia, traz sabor especial ao alimento. Contudo, para uma experiência perfeita, é necessário um bom preparo da carne.

Segundo o chef Benoit Mathurin, o mais indicado para obter uma carne saborosa, temperada e macia é realizar uma marinada. “Ela pode ser feira na cerveja, no limão, vinagre, vinho ou shoyu, juntamente com alguns temperos e itens aromáticos, como tomilho, alecrim, alho, cebola, especiarias, tomate, mostarda, mel, pimenta-dedo-de-moça e ervas, garantindo mais sabor”, explica.

Para marinar, o chef explica que basta unir um pequeno volume do líquido escolhido aos temperos e misturar, pincelando por toda a área da carne. Depois, deixá-la descansar por cerca de 2h ou 3h, na geladeira, envolta por plástico-filme. 

Benoit ainda explica que a técnica utilizada por muitos de bater na carne com uma espécie de martelo vai quebrar as fibras do alimento, amaciando apenas em alguns casos. Dependendo da qualidade da peça escolhida, o resultado poderá ser justamente o contrário, sem contar que o sabor da marinada torna qualquer carne mais apetitosa.

Opções de marinada


Cerveja: o fato da bebida conter gás pode acelerar o processo de maciez da carne, sem contar com o sabor único que agrega. Se possível, escolha uma cerveja de boa qualidade para a marinada. 

Vinho: além da carne vermelha, o vinho se torna ótimo no preparo, também, de frango para o churrasco. Neste caso, o indicado é deixar o alimento por mais tempo de repouso. 

Limão: talvez o modo mais prático entre os líquidos para marinada, o limão pode apenas ser espremido pela peça, aos poucos, para que haja maior absorção ao interior da carne. Porém, por causa da alta acidez, é preciso se atentar ao tempo de marinada. Enquanto o vinho necessita de mais tempo, o limão só exige cerca de 1h30 ou 2h. Passado este período, pode deixar a carne dura, pois faz com que ela desidrate

Vinagre: ótimo aliado na cozinha, este item é ótimo para preservar a suculência natural da carne e acrescentar um leve sabor ácido. O indicado, neste caso, é manter a carne na marinada por 2h.

Shoyu: além da acidez e suculência, esta marinada vai permitir ótimo sabor e coloração diferenciada. Apesar de ser ótimo para carnes vermelhas, os frangos e peixes também vão bem com esta opção.

Mais notícias