Dicas

Nutricionista lista 5 alimentos que podem ter "pegadinhas" nas embalagens

Para ter escolhas mais saudáveis, Marcella Garcez explicou como ler os rótulos corretamente

Da redação, com The Chef

Vale redobrar a atenção ao ler a embalagem de um biscoito
Vale redobrar a atenção ao ler a embalagem de um biscoito
Envato Elements

Para fazer escolhas saudáveis na alimentação é fundamental se conscientizar sobre os produtos consumidos no dia a dia. O primeiro passo começa no mercado e requer uma leitura do rótulo para identificar as principais características do alimento, como data de validade, porção exata das calorias e vitaminas, segundo a nutróloga Marcella Garcez. Mas alguns podem esconder “pegadinhas”.

Normalmente, os olhos vão direto nas calorias, algo de praxe para quem faz controle de peso. No entanto, segundo Marcella, a avaliação do teor calórico pode ser feita de uma forma equivocada, caso o tamanho da porção, definida pelo fabricante, passe despercebido nas observações. “Às vezes um pacote de biscoito tem 100g e um número definido de calorias. Porém, muitas pessoas acham que o teor calórico especificado ali é do pacote inteiro e, na verdade, são de 3 biscoitinhos, 2 biscoitinhos ou 4”, afirma a especialista no The Chef. 

Aqui, ela divide 5 produtos industrializados que merecem atenção redobrada na tabela nutricional: 

1- Biscoito recheado 

Fique de olho no que é dito na embalagem e na composição do biscoito. “Acontece de procurar morango na lista de ingrediente de um biscoito de morango e não ter a fruta. Supreendentemente, tem pão de mel e biscoitos que só tem glicose de milho e outros produtos que fazem com que tenha sabor de mel”, explica.

Vale lembrar que um biscoito recheado tem menos nutrientes, mais conservantes, mais aromatizantes do que um biscoito integral. Então optar pela segunda opção é mais saudável. "Não são alimentos para serem ingeridos todos os dias, mas de vez em quando pode”, lembra Marcella. 

2- Sucos de caixinha 

A melhor opção? Aquela que tenha menos ingredientes. Marcella explica que as informações sobre os componentes dos sucos já estão adaptadas na frente do rótulo. Uma obrigação desde outubro de 2020, quando a Anvisa mudou as regras com relação a rotulagem frontal dos alimentos. 

“Açúcar adicionado a gordura saturada e o sódio: esses três ingredientes são responsáveis pela maior quantidade de doenças metabólicas causadas por conta de alimentos industrializados”, afirma. 

3- Creme de leite fresco e de caixinha 

O creme de leite fresco é um produto minimamente processado, já que traz apenas creme de leite e leite desnatado. “É um produto fresco que tem uma validade menor. Diferentemente da caixinha, que tem uma validade maior, porém é ultraprocessada e, consequentemente, traz mais ingredientes. 

Se você for usar o de caixinha, sempre opte por aquele que tem uma lista de ingrediente menor: “Escolha um que não tenha tanto açúcar adicionado, que não tenha muita gordura saturada e nem tanto sódio. Isso serve para todos alimentos processados, empacotados e ultra processados”, diz a especialista. 

4- Manteiga 

Se você for passar manteiga, fique de olho na embalagem e escolha a que seja minimamente processada. Já que o café da manhã é a refeição que mais precisa conter proteína, Marcella afirma que comer pão com requeijão, uma pastinha de ricota, um queijo cottage e ovos é uma boa solução. 

1- Chocolate 

Quando o cacau está predominando na lista de ingredientes, pode ser considerado um alimento funcional, mas se ele trouxer o açúcar como primeiro, não vai ser tão bom assim. “Normalmente, o chocolate ao leite tem o menor percentual de cacau”, diz a nutróloga. 

Anotado?