Molho barbecue, um clássico da culinária norte-americana, é o “toque de chef” que falta na finalização das suas carnes. O molho agridoce, que combina muito bem com costelinha de porco, por exemplo, é muito fácil de fazer em casa.
No programa The Chef, os cozinheiros Edu Guedes e Silvia Branconaro ensinam o preparo de uma receita simples, e também revelam qual ingrediente não pode faltar no molho barbecue perfeito. Assista ao vídeo acima!
Açúcar mascavo é indispensável
É possível fazer molho barbecue com açúcar refinado? Sim. Mas, segundo Edu Guedes, vale a pena investir no açúcar mascavo e ter o ingrediente em casa para usar em várias receitas. “Além do ‘barbecue’, você pode usar açúcar mascavo para fazer pão de mel e outros molhos para carnes. É um pacote pequeno”, recomenda o chef.
O açúcar mascavo é responsável por dar sabor e cor ao molho, além de caramelizar a cebola rapidamente. “Esse açúcar adoça, mas não é tão forte e ‘melado’ quanto o refinado”, diz Silvia.
Barbecue rústico ou lisinho?
Você decide! Edu e Silvia defendem o molho barbecue com pedacinhos de cebola, mas, se você prefere servi-lo com a textura lisa, basta batê-lo no liquidificador ou mixer.
Aprenda a fazer molho barbecue prático:
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ cebola picada ½
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- ½ xícara (chá) de vinagre branco
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 xícara (chá) de catchup
- ½ xícara (chá) de água
- 1 colher (sobremesa) de molho de pimenta
- 1 colher (café) de aroma de fumaça (opcional)
- sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça a manteiga e doure levemente a cebola. Adicione o açúcar mascavo e o vinagre. Deixe o açúcar dissolver. Adicione o molho inglês, o catchup, o molho de pimenta, a água e o sal. Deixe o molho ferver até engrossar. Desligue o fogo e reserve o molho até que esfrie um pouco. Sirva.