O que não pode faltar no Natal de uma família italiana? Lorenzo Ravioli responde

Chef de cozinha diz que lasanha à bolonhesa é um prato clássico nos Natais da família dele - veja como fazer e aprenda truques de especialista

Da Redação

Campeão da 1ª temporada do MasterChef Júnior, Lorenzo Ravioli entregou ao Band Receitas qual prato de Natal é o mais tradicional em uma família italiana como a dele. Segundo o chef, lasanha à bolonhesa é a receita que não pode faltar na mesa dos Ravioli.  

"Todo mundo gosta, é aquele prato bem natalino que todo mundo vai lá e pega um pedaço. Não é muito fácil de fazer, não é difícil, só um pouco trabalhoso", explicou.  

Tamanha tradição tem a lasanha no Natal de Lorenzo, que o chef tem dicas de especialista para quem vai fazer o prato em casa. Anota aí: "No ragu, um tempero essencial, que ninguém fala, é o fígado de galinha. Muita gente diz que não gosta, mas coloca um pouquinho, umas 50 gramas para 1 kg de carne. Você vai ver o resultado que dá", aconselha. 

Já nas bordinhas da lasanha, o segredo é colocar pedacinhos de manteiga. "Vai deixar a massa alta supercrocante, e a melhor parte da lasanha são as bordinhas mais tostadas". Curtiu as dicas? Veja a receita completa abaixo!

Lasanha à bolonhesa da família Ravioli 


Ingredientes

Massa:
1 kg de farinha de trigo 00
10 ovos
1 colher de cúrcuma

Ragu de carne:
2 cebolas
1 cenoura
3 talos de salsão
3 dentes de alho
50 gramas de fígado de galinha
1 taça de vinho branco
5 ramos de alecrim
150 ml de azeite
500 gramas de carne de porco
500 gramas de carne bovina moída
4 latas de tomate pelado

Bechamel:
1 litro de leite
100 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga
Noz-moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Montagem:
Bastante parmesão ralado a gosto
Manteiga sem sal

Modo de preparo:

Massa: faça um vulcão com a farinha e, no centro, coloque os ovos batidos com cúrcuma. Incorpore aos poucos. Quando pegar textura, leve para a bancada e sove até obter uma massa lisa e uniforme. Descanse a massa por 30 minutos no plastico filme. Para abrir, use um cilindro ou um rolo. Faça lâminas de massa bem fina. Cozinhe na água fervendo com bastante sal e reserve com azeite para não grudar.

Ragu: comece fritando as carnes em uma panela larga com azeite e reserve em um bowl. Frite a cebola, a cenoura, o salsão e o alho (por último) picados. Frite o fígado praticamente batido de tão picado. Adicione o alecrim e o vinho branco. Entre com as carnes já fritas. Adicione as latas de tomate e deixe apurar por pelo menos 1 hora. Adicione água se necessário.

Bechamel: comece dourando a farinha na manteiga. Adicione o leite aos poucos e vá mexendo com um fuet. Após o creme engrossar, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

Montagem: comece com as lâminas de massa, coloque o ragu, o bechamel e bastante parmesão. Repita essa sequência até o limite da forma. Coloque quadrados de manteiga enfiados dos lados. Finalize com mais parmesão. Asse em temperatura média até obter uma casquinha crocante e dourada.

Tópicos relacionados

Mais notícias