Jovem larga carreira na música para abrir "padoca raiz" em garagem

Musicista Lucas Rodrigues conquistou o exigente público paulistano com a Padaria Peruíbe, seu "experimento macrobiológico" em Pinheiros; leia entrevista exclusiva

Por Júlia Cabral

Jovem larga carreira na música para abrir "padoca raiz" em garagem
Padaria Peruíbe, em São Paulo (SP), tem fermentação natural com farinha orgânica
Arquivo Pessoal/Lucas Rodrigues

Entrar na Padaria Peruíbe é como viajar no tempo. Ali, passado e futuro se esbarram na garagem de uma casa em um esquema que quase não se encontra mais em São Paulo: da calçada-balcão, você escolhe seu pãozinho e vai para casa.

O estabelecimento tem um conceito tradicional, mas os elementos futuristas e coloridos anunciam uma identidade moderna que agrada (e muito!). Nesse formato, a Padaria Peruíbe se consagrou com o público misto e exigente do bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, como a padoca da vez.

Da teoria à prática

“Vejo a panificação como um experimento macrobiológico”, explica Lucas Rodrigues, padeiro que largou a carreira de musicista para se aventurar na fermentação natural. O que começou como um passatempo apreciado pelos amigos logo se tornou um projeto real, com cores, formas e aromas.

Gosto do processo em si: fazer a massa, misturar, assar o pão… Também gosto bastante de comê-los. Ainda não enjoei. Como todos os dias, quando tem.

 

Sem firulas

Discreto e boa-praça, Lucas não esconde a herança caiçara que faz jus ao nome do negócio que toca em São Paulo (SP). Entrou para o mundo da panificação despretensiosamente e, hoje, está à frente, por trás e por todos os outros lados da padaria.

A proposta é, inegavelmente, sedutora: sabor, qualidade e praticidade juntos e misturados, ornando em perfeita harmonia na garagem de uma casa residencial. Sem filas quilométricas, catracas giratórias e comandas impessoais. Como a própria padaria se define: 

Formas de manufatura e distribuição brasileiras, éticas e justas de boa alimentação, do ingrediente até sua boca.

Aquele pão quentinho

Ao se aproximar do número 711 da rua Fradique Coutinho, você já sente o clássico cheiro de pão fresquinho – e não só isso. Focaccia barese com azeitonas curadas, brioche fofo amanteigado e cookie com chocolate amazônico integram o cardápio com personalidade.

A Padaria Peruíbe fica na rua Fradique Coutinho, 711, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP). Está de portas abertas de quarta a sábado, das 12h às 18h.

Mais notícias

Carregar mais