Dicas

Henrique Fogaça sobre mudança do restaurante Sal: "Repaginado e moderno"

O chef de cozinha e jurado do MasterChef Brasil revela novidades sobre o novo endereço do Sal Gastronomia, que deixa o bairro de Higienópolis e chega à região dos Jardins, na capital paulista, no fim de 2023

Por Amanda Caroline

Henrique Fogaça
Henrique Fogaça
Henrique Tarricone

O Sal Gastronomia, do chef de cozinha e jurado do MasterChef Brasil Henrique Fogaça, terá novo endereço até o fim de 2023. A primeira unidade do restaurante, localizada no bairro de Higienópolis, em São Paulo (SP), fecha as portas após 18 anos de sua inauguração e desembarca na região dos Jardins, na zona oeste da cidade.

Em entrevista ao Band Receitas, ele explica que a decisão da mudança foi motivada pela necessidade de ter uma casa maior e localizada no circuito dos Jardins, que abriga outros restaurantes de chefs renomados na capital paulista. Além disso, existe a identificação de Fogaça com o bairro.

“É o lugar onde morei quando me mudei do interior para São Paulo. Morei nas ruas Padre João Manoel e Peixoto Gomide. Há mais de 20 anos que me sinto muito acolhido nos Jardins. Ou seja, é o lugar ideal para dar continuidade a essa mudança do Sal Gastronomia”, conta. 

A obra do novo Sal Gastronomia começou em junho e tem inauguração prevista para o fim do ano. O endereço da casa no bairro dos Jardins ainda não foi divulgado.

Novidades no cardápio e decoração moderna

Fogaça garante que os carros-chefes do Sal Gastronomia continuam no cardápio, mas promete novidades para os clientes. “Vamos manter os clássicos, obviamente, que são pratos que estão há mais de 15 anos no menu, mas vou implementar algumas novidades, que serão as surpresas da nova unidade”, diz o chef.

Os clientes podem esperar um restaurante repaginado, moderno, acolhedor e bonito. Eles vão chegar no Sal Gastronomia e encontrar um ambiente para ficar à vontade. Isso com o bom atendimento e a boa gastronomia de sempre. 

Memórias em Higienópolis

O chef de cozinha celebra o local que marcou sua carreira na gastronomia. “Foi onde tudo começou: um espaço pequeno, com um fogão usado e uma mesa comunitária. Tenho boas recordações do crescimento, evolução, maturidade e aprendizados como cozinheiro e chef de cozinha”, conta.

No bairro de Higienópolis, Henrique Fogaça realizou sonhos, que foram sempre compartilhados com a família. Não à toa, ele tem ligação afetiva com a primeira casa do Sal. “Carrego lembranças com meus sobrinhos pequenos e meus filhos, João e Olivia. Costumava levar o João na cozinha do restaurante… A gente sempre estava por lá, com meus irmãos e meus pais, também. Mas as boas recordações vão me acompanhar para esse novo momento do restaurante e outras memórias virão”, finaliza.

Vida de roqueiro

Fora da cozinha, Fogaça é um astro do rock: ele é vocalista da banda de hardcore Oitão, que lança seu novo álbum, ‘Borderless’, ainda em 2023. 

“Tem muita coisa acontecendo no Oitão e isso me deixa bem feliz. Também vamos lançar um vinil de sete polegadas com duas músicas. E já estamos compondo músicas para outro projeto, cujo título é ‘Indigesto’, com faixas mais ríspidas e letras mais fortes”, promete o chef. Vem aí!

Show em São Paulo celebra o Dia Mundial do Rock

13 de julho é o Dia Mundial do Rock e Fogaça faz questão de comemorar o gênero. “Curto e ouço bastante rock em suas diversas vertentes nesta data. Agradeço, também, pelo estilo musical que transformou a minha vida”, declara.

Em comemoração à data, o Oitão se apresenta no festival “Rock na Paulista”, no Top Center Shopping, no próximo domingo (16), a partir das 12h. “Vamos soltar a voz. Espero vocês lá”, convida o chef e cantor.

O festival, aberto ao público e apresentado por Elcio Coronato, conta com diversas bandas além do Oitão, como Clemente & Casa Civil, Dino Linardi & The Blues, Corazones Muertos e School of Rock.

Serviço

Rock na Paulista 
Quando: 16 de julho (domingo)
Onde: Top Center Shopping – Avenida Paulista, 854, São Paulo (SP)
Horário: 12h às 15h30 
Entrada gratuita