Quer motivo melhor do que o Dia Mundial da Pizza para comer bem hoje? O prato quentinho e bem recheado tem data, celebrada nesta quarta-feira (10), e também um lugar especial reservado na cozinha de Rodrigo Oliveira, chef do programa Melhor da Noite, da Band.
No quadro culinário "Comendo pelas Beiradas", o cozinheiro premiado prepara o prato típico da zona portuária de Nápoles com todo o gingado brasileiro. Aqui, a receita — até então um simples disco de massa com molho de tomate — ganha requeijão de corte, conserva de abóbora, melado e muito queijo.
Os sabores clássicos também têm a sua vez: com a pizza al taglio, por exemplo, Rodrigo deixa os telespectadores com água na boca pela combinação entre calabresa artesanal, gorgonzola, cogumelo porto belo, muçarela e ervas. Mamma Mia!
Claro que a pizza doce não ficaria de fora dessa — a cartola, que leva bananas, manteiga de garrafa, cachaça, creme de leite, melaço de cana, creme de requeijão do norte e raspas de laranja, é de deixar qualquer pessoa salivando.
Para que esse festival de delícias, a massa precisa ser perfeita, muito levinha e saborosa. Anote a receita de Rodrigo Oliveira da clássica pizza italiana que todo brasileiro precisa fazer em casa:
Pizza clássica italiana | Rodrigo Oliveira
Ingredientes
- 950 gramas de farinha de trigo
- 50 gramas de farinha integral
- 600 gramas de água
- 3 gramas de fermento fresco
- 25 gramas de sal
- 20 gramas de azeite
Modo de preparo
Em uma tigela, adicione toda a água e dilua o fermento com as mãos. Misture as duas farinhas e adicione aos poucos na água. Faça isso repetidamente até acabar toda a farinha. Adicione o sal e o azeite. Deixe descansar a massa coberta por 30 minutos. Faça uma bolinha com a massa e deixe descansar por mais 1 hora.
Boleie a massa no peso desejado (nossa recomendação é de 270 gramas) e coloque em potinhos untados com azeite na geladeira. Deixe descansar por 20 horas, retire da geladeira e deixe fermentar de 4 a 5 horas. Coloque a bolinha de massa sobre um montinho de farinha de sêmola ou fubá e abra com as mãos.