Dicas

De queijos à frutas: especialista indica 5 alimentos que não podem faltar na geladeira

Nutricionista Ana Luisa Vilela explica os benefícios de opções que são perfeitas para qualquer momento do dia

Da Redação, com The Chef

Vai ao mercado? Antes de ir às compras, saiba quais alimentos não podem faltar na geladeira. A nutricionista Ana Luisa Vilela conta no programa The Chef quais itens são indispensáveis no cardápio do dia a dia e entrega os benefícios que eles oferecem à nossa saúde, além de dicas para aproveitá-los ao máximo nas refeições.

Confira o TOP 5 da especialista abaixo:

5. Queijos e iogurtes

Muitas pessoas têm intolerância à lactose, mas os derivados do leite não são inimigos da boa alimentação. O leite, por exemplo, é uma proteína barata e ótima fonte de cálcio. "Mulheres que têm osteoporose, osteopenia, problemas articulares e fibromialgia se beneficiam muito do consumo da bebida", diz a especialista.

O iogurte também é um ingrediente versátil, que pode ser consumido em pratos doces e salgados, e perfeito para "esquecer" na geladeira. "Você pode comê-lo com frutas ou temperar uma salada de pepino com iogurte e um fio de azeite", indica Ana Luisa.

(Foto: Envato Elements)


4. Ovos

Ovos são baratos e rendem receitas de todos os tipos. Para mantê-los por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados: deixe os ovos no fundo da geladeira para evitar a oscilação de temperatura. Assim, eles podem durar até 10 dias.

(Foto: Envato Elements)


3. Peixes, carnes e frango

As carnes são fontes de diversas proteínas e é importante saber aproveitá-las ao máximo. "Não jogue nada fora. A fibra da carne bovina, por exemplo, pode servir para um caldo ou para a base de uma sopa", lembra a nutricionista. A cartilagem do frango também pode ser muito bem utilizada: faça um caldo a partir dela e use-o em diversas preparações para enriquecer a sua alimentação.

(Foto: Envato Elements)


2. Salada

O ideal é consumir a salada antes da refeição. "Assim, você forra o estômago e 'diz' para o cérebro que já está saciado com fibras. Essa é uma estratégia para quem deseja perder peso", explica Ana Luisa Vilela. As fibras, segundo a expert, também diminuem o índice glicêmico, que é a velocidade com que o açúcar alcança a corrente sanguínea. 

Mas é preciso ter cuidado com o sal na hora de temperar a salada, e a nutricionista diz qual é a medida ideal para salgar um prato. "Preencha uma tampinha de caneta com sal e coloque na comida. É a mesma quantidade de um saquinho", afirma.

(Foto: Envato Elements)


1. Frutas e legumes

Alimentos saudáveis devem estar sempre presentes na geladeira e a especialista dá dicas de como aproveitá-los bem no dia a dia. “A laranja e o limão, por exemplo, oxidam quando são abertos e perdem pouco das vitaminas, mas as fibras, os açúcares bons e os carboidratos estão neles. Uma dica é usar a fruta aberta em várias preparações ao mesmo tempo para não perder os valores nutricionais”, sugere. Boa ideia!

(Foto: Envato Elements)