Uma boa receita começa no corte dos ingredientes — e a regra é clara: em qualquer preparo, quanto mais uniforme estiverem os tamanhos dos alimentos, mais chances de dar certo porque o cozimento é realizado sempre por igual e apresentação fica muito mais bonita!
O tomate não fica de fora desse princípio básico da gastronomia e, com as técnicas do Bruno Hashimoto, chef de cozinha dos programas Melhor da Tarde e Melhor da Noite, da Band, é mais simples do que você pensa.
A primeira etapa é tirar a pele do tomate. Para os frutos mais maduros, o chef sugere o próprio descascador de legumes, que, ao contrário do que pensamos, retira completamente sem machucar o ingrediente.
Essa dica é perfeita para que você evite levar o tomate à agua quente e, depois, ao banho-maria inverso — processo que já inicia o processo de cozimento do ingrediente e pode atrapalhar em algumas receitas.
Sem as cascas, corte o tomate na metade, tire as sementes com o dedo e aperte com a palma da mão contra a tábua até que o ingrediente fique plano. Corte em tirinhas e depois em cubos, do tamanho que fizer mais sentido para a receita.
Fez sentido por aí? Assista ao vídeo completo do quinto episódio da série Dicas de Minutos com Bruno Hashimoto no YouTube do Band Receitas.