É fã de melão? Bem-vinda ao time. No The Chef, Edu Guedes e o chef Renato ensinaram truques para acertar na hora de escolher a fruta, e como conservá-la após aberta. Confira no vídeo acima ou na lista abaixo:
1. Aperte o topo da fruta
Para saber se o melão está perfeito para consumo, pressione o topo da fruta (no “umbigo”). Se estiver macio, e ceder levemente, é sinal de que está no ponto.
Já se essa parte da fruta estiver muito rígida, sinal de que o melão ainda precisa amadurecer. O contrário também é válido: se estiver muito molenga, pode estar maduro demais.
Comprei um melão muito rígido, e agora?
A dica do chef Renato é deixa-lo amadurecer fora da geladeira com o tempo.
2. Olhe a casca do melão
Independente das características de cada melão (saiba mais sobre elas abaixo), é importante observar se a fruta está machucada. Ou seja, se não há rachaduras ou até mesmo furos que podem ter sido provocados por insetos. Observe, também, a cor do melão, que deve ser brilhosa e forte – com tonalidade predominante.
3. Chacoalhe a fruta e cheire
Ao sacudir o melão, perceba se as sementes do centro se movimentam. Em caso afirmativo, ele está maduro e deve ser consumido logo. Já o aroma do melão precisa ser frutado.
Sobrou melão, e agora: como conservar?
Segundo o chef Renato, após aberto, o melão tem validade curta: no máximo três dias. “Ele é uma esponja de aroma e de sabor, então precisa ser mantido na geladeira bem vedado”, explica. “A geladeira, pelo fato de guardarmos um monte de alimentos, acaba tendo um cheiro característico, o que não é bacana para a fruta. Então, depois de aberto, mantenha sempre na geladeira, mas envolto em filme plástico ou num pote com tampa e consuma em até três dias”, complementa.
Conheça os tipos de melão:
1. Melão Pele-de-sapo
Variedade de melão originária da Espanha, onde é muito consumido com o Pata Negra, tipo de presunto local. Tem bastante concentração de água e casca brilhosa. No Brasil, é produzido no Rio Grande do Sul.
2. Melão Cantaloupe
Tem casca levemente esverdeada e craquelada. Seu interior é mais alaranjado. É originário da África e índia.
3. Melão Gália
Tem o interior mais esverdeado e concentração de sementes no meio. Assim com o Cantaloupe, tem casca craquelada, porém mais amarelada.
4. Melão Matisse
É todo clarinho com rajadas de cor verde na casca. Também é conhecido como Dino, por se assemelhar a um ovo de dinossauro.
5. Melão Amarelo
É o mais comum e mais consumido no Brasil. Tem bastante água.