Dicas

Ovo frito deve ser feito com cautela para não espirrar óleo; veja dicas de chef

Chef Bruno Hashimoto fala sobre a combinação perigosa entre água e óleo quente e ensina preparo seguro do prato; aprenda

Por redação

Ovo frito precisa ser feito com atenção e segurança
Ovo frito precisa ser feito com atenção e segurança
Envato Elements

Ovo frito é bom, mas, como toda fritura, apresenta riscos sérios na cozinha — o óleo quente em contato com partículas de água espirra e pode causar queimaduras. Conversamos com o chef Bruno Hashimoto para que você aprenda um preparo seguro dessa delícia. Confira!

Como fritar ovo no óleo sem espirrar?

Parece simples, mas fritar ovo requer alguns cuidados para que não ocorra acidentes como queimaduras e até explosões. Isso sem falar no risco da gordura passar do seu ponto de fumaça e começar a produzir acroleína, uma substância potencialmente cancerígena.

Quem nos explica melhor é Bruno Hashimoto, chef do Melhor da Noite. “Os recipientes devem estar sempre muito bem secos antes de serem usados, sem nenhuma gota de água, para evitar acidentes domésticos", alerta o culinarista.

Então, aquele restinho de água na frigideira que você vai usar para fritar algum alimento ou aquele copo de água perto de panelas com óleo quente, por exemplo, devem ser hábitos extintos quando o assunto é segurança na cozinha, combinado?

Caso venha a pegar fogo na frigideira ou panela, a recomendação do Corpo de Bombeiros é nunca jogar água para apagar o fogo. "O ideal é desligar o fogão e tampar a panela com uma tampa para que o fogo se apague", orienta Bruno.