Rabanada é uma delícia e a cara das festas de fim de ano. O preparo é simples mesmo para quem nunca se aventurou na cozinha, mas tem seus truques — e quem revela todos eles é Edu Guedes, apresentador do The Chef!
Uma herança europeia
Trazida ao Brasil pelos imigrantes europeus, o doce embebido em leite tem sua origem questionada por muitos. Fato é que a fatia dourada ou fatia parida, como é conhecida em Portugal (antigamente, acreditava-se que ela ajudava na recuperação pós-parto) está presente em muitas culturas.
É o caso da french toast, do pain perdu e do eggy bread, todos feitos com brioche — e típicos dos EUA, França e Inglaterra, respectivamente. Aqui no Brasil, porém, a rabanada natalina é feita com o pão comum e dormido.
Como fazer a rabanada perfeita?
Ela é macia por dentro, sequinha e crocante por fora; assim podemos descrever a rabanada dos sonhos, um dos doces mais amados na ceia natalina. Saiba todos os segredinhos para acertar no preparo da guloseima:
Tudo começa com o pão
As baguetes próprias para rabanadas – muito vendidas nas padarias no fim de ano – são mais indicadas por sua textura pesada e firme, mas nada impede que você opte por outro tipo de pão que também aceite ser bem molhadinho.
Ou seja, nada de pão fresquinho com miolo macio. “O segredo da rabanada perfeita é a consistência do pão. Ele tem que ser mais cascudinho e as fatias não podem ser finas demais para não quebrar”, recomenda Edu.
Embeber com leite, ovo e…
O que você quiser! Tradicionalmente, as rabanadas são embebidas apenas em leite batido com ovo. uma opção mais democrática, que agrada a todos, mas pode ser alterada de acordo com a sua preferência.
Se você é formiguinha, pode fazer duas estações e mergulhar o pão no leite com leite condensado. Depois, apenas uma leve passada no ovo já é suficiente. Lembre que esse ingrediente deixa a rabanada pesada, então tenha cautela!
O segredo da fritura sequinha
Claro que a fritura por imersão garante rabanadas mais sequinhas e saborosas, mas as fatias não precisam sumir dentro do óleo – basta mergulhar até a metade e virar do outro lado em menos de um minuto, assim que estiverem douradinhas.
A próxima etapa é transferir para um papel-toalha ou uma grade, de preferência, como sugere o Edu Guedes, pois dessa forma a rabanada "descansa melhor e fica mais sequinha”. Finalizando esse passo, já pode passar no açúcar com canela!
Rabanada | Band Receitas
- 5 unidade(s) de ovos
- 1/2 litro(s) de leite
- 1 unidade(s) de limão
- 5 fatia(s) de pão amanhecido
- 2 xícara(s) de chá de óleo de soja
Bata os ovos com auxílio de um garfo. Reserve. Coloque o leite em um bowl e raspe o limão por cima. Coloque uma frigideira para aquecer com o óleo de soja, em fogo baixo. Passe as fatias de pão no leite e depois no ovo e coloque para fritar – o óleo não pode estar muito quente. Primeiro um lado até dourar e depois o outro lado. Retire. Sirva opcionalmente: canela com açúcar ou calda de vinho do porto!