Você sabia que bolo de milho verde foi uma das receitas mais pesquisas na internet em 2021? Tradicional na mesa dos brasileiros, o doce tem massa fofinha e sabor incomparável, agradando o paladar de jovens e adultos. Preparar uma boa receita, no entanto, exige algumas técnicas simples, mas que fazem diferença no resultado final.
Com apenas 4 passos é possível ter um bolo perfeito e saboroso. Quem ensina é o chef Dalton Rangel, em vídeo exclusivo para o Band Receitas. Assista e tome nota:
Melhor usar o milho de lata ou a espiga?
O ideal, segundo o chef, é sempre escolher a espiga de milho verde fresca. Debulhe o ingrediente e aproveite da mesma maneira que utilizaria a versão em conserva.
Temperatura ideal do forno
Uma vez que a massa está pronta, o ideal é sempre assar entre 160°C e 180°C. Para saber se o forno está na temperatura certa, analise os primeiros instantes do bolo lá dentro. Se, em questão de 5 minutos, ele crescer muito e criar uma capa dourada por cima, está muito alto. A solução é deixar o forno entreaberto, com um pequeno espaço para eliminar o excesso de ar quente. Coloque um pano para garantir a fresta e logo a temperatura estará controlada.
Quais as dicas para o bolo não rachar?
Dois fatores prejudicam a estrutura do bolo, o fazendo rachar. São eles a falta de umidade e o calor. Para o primeiro, a sugestão é assar com um pouquinho de água embaixo da forma, como se fosse em banho-maria. A umidade vai hidratar a massa e evitar rachaduras. O outro ponto é o excesso de temperatura do forno, que, quando por volta dos 200°C, faz com que o bolo rache por fora e fique cru no meio.
Bolo solado nunca mais...
Não abra o forno enquanto o bolo estiver assando. Ao abrir, a queda de temperatura é muito intensa e faz com que o bolo caia, ficando solado. Quando isso acontece, a estrutura não volta, fazendo o fermento perder a vida útil.
Combinações perfeitas? Temos!
Para deixar tudo ainda mais saboroso e com um toque especial, a dica de Dalton é colocar um pouco de coco ralado ou leite de coco na receita. Só não vale exagerar na quantidade para não deixar a massa muito densa e correndo o risco de solar.