Como fazer e congelar marmitas? Ex-MasterChef ensina truques

Ex-participante da 8ª temporada do MasterChef, Luiz Horta ensina seguidores a congelar suas refeições

Por Aline Naomi

Como fazer e congelar marmitas? Ex-MasterChef ensina truques
Saiba como organizar sua alimentação com as marmitas congeladas
Pexels

Se uma de suas metas em 2024 é se alimentar melhor, talvez seja a hora de se tornar um adepto das marmitas congeladas. Com elas, é possível separar algumas horas de um dia para cozinhar as refeições de toda uma semana. É o que garante Luiz Horta, ex-participante da 8ª temporada do MasterChef Brasil.  

Depois do programa, Luiz deixou de lado a carreira no mercado financeiro e passou a se dedicar à cozinha. Atualmente, ele acumula quase 800 mil seguidores em seu perfil do Instagram, onde ensina a fazer e congelar marmitas. Ao Band Receitas, o ex-MasterChef deu as principais dicas para quem quer se tornar um marmiteiro. Confira abaixo! 

A marmita ideal 

Para começar, Luiz garante que não é necessário gastar dinheiro para começar a congelar suas marmitas. "Você pode fazer em qualquer pote. A diferença vai ser quais potes você pode levar para cada meio de descongelamento", explica. Uma marmita de metal, por exemplo, não pode ser esquentada no micro-ondas.  

Para quem busca praticidade, uma boa pedida são as marmitas descartáveis. Elas também são boas para quem está começando devido ao baixo custo. Vale ficar atento e comprar produtos livres de BPA. Se você quer durabilidade, a melhor opção são as marmitas de vidro.  

Marmita aguada nunca mais 

Muitas pessoas têm uma experiência ruim com marmitas por acharem que a comida fica aguada. Luiz revela o truque para que isso não aconteça. "Nunca tampe sua marmita com a comida quente. Quando você faz isso, o vapor não tem por onde fugir e vai condensar na tampa, formando gotículas de água", comenta o cozinheiro.  

Por isso, ao preparar a receita, deixe-a esfriando antes de montar as marmitas. "Tampada, a sua comida pode ficar até duas horas no fogão, mas 40 minutos são suficientes", descreve Luiz.  

Um ingrediente, muitas opções 

Luiz aconselha aproveitar um mesmo ingrediente no preparo de diferentes receitas — até para variar o cardápio da semana. "Se você for usar a carne moída, dá para fazer carne moída refogada, almôndega e escondidinho", exemplifica. "Assim, eu economizo tempo, processos e dinheiro também."  

Montando a sua marmita 

A quantidade de comida em uma marmita vai variar de pessoa para pessoa, mas é importante montar refeições equilibradas. O ideal é que 50% do prato seja de vegetais, os outros 25% de proteínas e os 25% restantes contenha carboidratos.  

Não há uma ordem específica para acomodar os alimentos na marmita a ser congelada. Tudo vai depender do seu gosto. Se sua marmita contiver arroz, feijão e picadinho, por exemplo, e você não quiser que o feijão e o picadinho se misturem, pode ser uma boa ideia usar o arroz como uma espécie de barreira.  

Duração das marmitas 

Congeladas, as marmitas podem ficar até três meses no freezer. Já fora da geladeira, uma marmita dura até duas horas. O ideal é tirar a refeição a ser consumida do congelador e deixá-la descongelando aos poucos no refrigerador.  

"Pega uma marmita para esquentar, tira outra [do freezer] e coloca no lugar. Assim, dá mais tempo para os líquidos dos alimentos descongelarem devargazinho e reidratarem o alimento no lugar certo", descreve Luiz.  

Mais notícias

Carregar mais