Bacalhau é bom, mas bolinho de bacalhau é melhor ainda! Falta pouco para a Semana Santa – o peixe é um clássico das celebrações – e a apresentadora Catia Fonseca, do Melhor da Tarde, ensina sua versão do petisco. Ela, que vem de família portuguesa e italiana, revela os “segredos” por trás de sua receita. Assista ao vídeo acima!
A iguaria pode ser servida como entrada das refeições especiais da Semana Santa. O bolinho de bacalhau também é uma maneira inteligente de aproveitar as sobras do peixe assado feito para o almoço. Além de tudo, ele é um petisco que faz sucesso em qualquer festa e em qualquer época do ano. Acompanhado de um molho de pimenta, então… Hmmm!
Catia dá algumas dicas especiais para o bolinho de bacalhau: quem tem intolerância ao glúten pode substituir a farinha de trigo da receita por farinha de arroz. Boa ideia, não é mesmo? Ela também lembra que a famosa air fryer é uma ótima alternativa à fritura com óleo.
Confira a receita completa abaixo e faça em apenas 30 minutos:
Bolinho de bacalhau da Catia Fonseca
Ingredientes:
- 300 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
- 3 xícaras (chá) de batata cozida e espremida
- 1 colher (chá) de farinha de trigo
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- óleo para fritar
Modo de preparo:
Cozinhe o bacalhau e desfie o peixe. Misture o bacalhau desfiado, a batata, os ovos e a salsinha, e mexa tudo até que todos os ingredientes fiquem bem agregados. Em seguida, faça os bolinhos. Enquanto enrolar os bolinhos, esquente o óleo. Quando o óleo estiver quente, adicione os bolinhos (cinco unidades por vez). Depois da fritura, deixe-os descansar em cima de uma bandeja coberta com papel toalha. Sirva.