O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, ele contém todos os nutrientes, proteínas e substâncias de defesa necessários para o crescimento, desenvolvimento e proteção do organismo nesta fase. Além disso, a amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o filho. O aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva até os seis meses de vida e como complemento até os dois anos ou mais.
Por ser tão fundamental para a saúde do bebê, a coleta, conservação e o congelamento do leite materno devem ser feitos com muito cuidado. Ao Band Receitas, a ginecologista e obstetra Carolina Curci, explica como fazê-los de forma segura e dá dicas para otimizar a rotina da família com um bebê. Veja o guia abaixo:
Como coletar o leite de forma adequada?
Antes de falar sobre o congelamento do leite materno, a médica especialista chama atenção para a importância da higiene no momento da extração com bombinhas, a fim de evitar a contaminação do alimento. Veja as dicas abaixo:
- Use touca para evitar que cai descamação do couro cabeludo ou cabelo no leite;
- Use máscara facial para proteger o alimento das gotículas de saliva;
- Lave as mãos até a altura do cotovelo antes de realizar o procedimento.
Como armazenar o leite materno?
A ginecologista indica saquinhos plásticos como opção para o armazenamento do leite materno. “No mercado, é possível encontrar esses recipientes em que a gente pode escrever a data da coleta na parte de fora para controlar a validade. Eles facilitam a vida da mãe”, afirma.
Potes de vidro herméticos também cumprem a função, mas precisam ser esterilizados, obrigatoriamente, antes de serem utilizados. “Lave o recipiente em banho-maria, com água quente. Depois, deixe secar no papel toalha ou pano limpo com a ‘boca’ para baixo. Também é possível colocar o pote de vidro para secar no forno”, explica a médica.
Como conservar o leite materno na geladeira?
Nunca armazene o leite materno na porta da geladeira. A especialista explica: “As alterações de temperatura podem facilitar a contaminação do leite. Então, mantenha-o na parte central da geladeira, que é a área do eletrodoméstico que possui uma temperatura mais estável.”
Quanto tempo o leite materno dura em temperatura ambiente, na geladeira e no congelador?
Siga as indicações abaixo para manter o leite materno adequado para o consumo:
- Temperatura ambiente: de três a quatro horas;
- Geladeira: até 12 horas;
- Congelador: até 15 dias.
Como descongelar leite materno?
O leite materno deve ser descongelado em banho-maria, na água quente, com o fogo desligado e bem devagar. “Misture bem para ter certeza que não restou nenhuma pedra de gelo. E jamais ferva o leite materno”, diz Carolina Curci. A especialista não recomenda o uso do micro-ondas para o descongelamento do leite pois o equipamento pode destruir os “fatores de proteção”. Lembre-se que não é permitido congelar novamente o leite que já foi descongelado. Por isso, é importante saber – com a orientação do pediatra – a quantidade de leite que o bebê consome em cada mamada e se planejar.
Dica extra da expert: “Não esqueça de verificar a temperatura do leite. Pingue algumas gotinhas na parte interna do antebraço para sentir a temperatura antes de ofertá-lo para o bebê. Geralmente, a temperatura do leite deve estar entre 38ºC e 40ºC.”
Leite congelado perde propriedades?
Não se preocupe, o leite congelado não perde nenhuma propriedade importante para a saúde do bebê.