Um bolo recém-saído do forno, bem quentinho, é irresistível, não é mesmo? Enquanto uns devoram o doce assim que fica pronto, outros esperam a massa esfriar porque ouviram dizer que comer bolo quente pode causar dor de barriga.
Afinal, bolo quente dá dor de barriga? Faz mal à saúde? A nutricionista Gaby Esteves, da clínica Ginelife, em São Paulo (SP), desvenda o mito culinário para o Band Receitas. Confira abaixo!
A resposta é: depende. Em algumas pessoas, bolo quente pode causar dor de barriga, sim, por algumas razões (ou por todas elas). “Alimentos muito quentes costumam irritar a parede do estômago e intestino, causando desconforto. Além disso, bolos contêm, geralmente, gorduras e açúcares, que, quando consumidos em excesso, podem causar desconforto gastrointestinal, como distensão abdominal e gases”, explica a especialista.
Cuidado com a língua!
O bolo quente por si só não é, necessariamente, prejudicial à saúde. A temperatura dos alimentos, no entanto, podem afetar o nosso corpo. Por isso, cuidado com a língua. “Comer alimentos muito quentes aumenta o risco de queimaduras – na boca, língua e faringe – e pode irritar a mucosa oral”, completa a nutricionista.
E massa crua?
Você já sabe que comer bolo quente não é um grande perigo para a saúde, mas comer massa crua é arriscado. Saiba por que não indicado comer bolo antes da massa assar totalmente: “Ingredientes crus, como ovos e farinha, podem estar contaminados com Salmonella, E. coli, coliformes fecais e bactérias que podem levar a infecções gastrointestinais.”