Dicas

Chocolate é melhor do que gelatina? Saiba 5 trocas saudáveis para fazer no lanche

Especialista indica opções de alimentos saborosos e nutritivos para consumir entre as principais refeições do dia

Da Redação, com The Chef

Nutricionista indica substituições saborosas
Nutricionista indica substituições saborosas
Envato Elements

A hora do lanche merece a sua atenção. Nesse momento, as pessoas têm o hábito de consumir alimentos práticos e fáceis de preparar, mas é muito importante pensar sobre a qualidade do que comemos entre as refeições principais. O que você anda "beliscando" durante o dia?

A nutricionista Adriana Savoldi, que participa do programa The Chef com Edu Guedes, diz que fugir dos alimentos ultraprocessados é o primeiro passo para tornar o seu lanche ainda mais nutritivo. A especialista aponta cinco trocas saudáveis para você incorporar no cardápio diário.

Confira as dicas: 

5º lugar: Iogurte de morango por iogurte com frutas

Segundo a nutricionista, um iogurte de morango tem mais açúcar do que um refrigerante. Por isso, vale investir no iogurte natural, que é feito de leite e fermento, e adicionar as frutas de sua preferência. "O iogurte natural tem poucos ingredientes e, geralmente, é mais barato", explica.

Ela ainda dá dica para deixar esse lanche ainda mais saboroso. "Se você achar que o iogurte natural com frutas está amargo para o seu paladar, adoce-o como quiser: com açúcar de melhor qualidade, se for o caso, com mel ou adoçante", sugere Adriana.

4º lugar: Bolinho industrializado por bolinho caseiro

O bolinho industrializado é um vilão da boa alimentação e a especialista explica o porquê. "Ele possui muitos conservantes e outros aditivos que viciam o paladar. Além disso, esses ingredientes podem acarretar em doenças. Evite-os", diz a nutricionista. 

No lugar do bolinho pronto, Adriana Savoldi sugere uma preparação caseira, como um bolinho de aveia, que é ideal para o lanche. Que tal?

3º lugar: Barrinha de cereal por frutas secas e oleaginosas

Nem todas as barrinhas de cereais são saudáveis. Na opinião da nutricionista, ela deve ser consumida apenas em exceções. "Algumas são boas, mas se você ler o rótulo da maioria, não vai gostar dos ingredientes", afirma. Ao invés de comer um alimento ultraprocessado, aposte nas frutas secas e oleaginosas. "A fruta seca está apenas desidratada, não passa por nenhum outro processo. Ela possui o açúcar dela mesma", reforça.

2º lugar: Salgadinho por pipoca

"Os salgadinhos são exemplos típicos de alimentos ultraprocessados. Eles não têm nada de milho, apenas uma essência", ressalta Adriana. A dica da especialista é trocá-los por pipoca, que é muito saborosa e pouco calórica. Ótima ideia, não é mesmo?

"Você pode fazer os grãos de milho na panela. Se quiser, pode adicionar azeite ou manteiga", indica a expert.

1º lugar: Gelatina por fruta (ou chocolate)

A gelatina é um alimento que não possui valor nutricional. "Ela não tem nada que agregue. Não tem fibras, vitaminas, minerais... Na verdade, a gelatina não serve para nada", explica a nutricionista. Por isso, comer uma fruta — ou até mesmo um pedaço pequeno de chocolate amargo ou meio amargo — é melhor do que a gelatina em termos de saúde. Troca inteligente e deliciosa!