Chef ensina a fazer a harmonização perfeita com o bacalhau; aprenda

Chef do Bacalhau, Vinho & Cia, Caique Pallas dá dicas de como harmonizar o bacalhau com o vinho certo

Por Aline Naomi

Bacalhau à Barra Funda 5, do Bacalhau, Vinho & Cia.
Jhonny Mazzili

Definitivamente, o bacalhau é a escolha preferida dos brasileiros na hora de preparar o almoço da Sexta-feira Santa. E que tal acompanhar a refeição com uma taça de vinho? Para te ajudar a harmonizar a bebida com o peixe, o Band Receitas conversou com Caique Pallas, chef do restaurante Bacalhau, Vinho & Cia.  

De acordo com o especialista, a escolha do vinho ideal depende da receita a ser preparada — afinal, existem muitas possibilidades com o bacalhau.  

"Quando pensamos em um bacalhau tradicional, aquele assado ou grelhado com azeite, sem nenhum tipo de molho, o ideal são vinhos de boa acidez, sem muita presença de madeira", explica o chef.  

Dentre os vinhos brancos, as indicações são os rótulos do tipo alvarinho, chardonnay ou encruzado. Caso opte pelo tinto, é recomendado escolher um pinot noir ou vinhos mais leves e frutados. 

Agora, se o prato com bacalhau levar um molho à base de tomates e pimentões, é possível harmonizar com vinhos de acidez mais vibrante e estrutura elegante.  

Escolha o sauvignon blanc sem passagem por madeira ou um tinto do douro com touriga nacional e/ou tinta roriz. "Também harmoniza bem com um chianti clássico", acrescenta Caique.  

O chef comenta ainda que existe um vinho chamado Bacalhau, Escolha, produzido pelo enólogo Paulo Laureano. "Ele foi idealizado justamente para ser a harmonização perfeita com bacalhau", explica. "Tanto o branco quanto o tinto são blends, feitos na região do Alentejo, Portugal." 

Tópicos relacionados

Mais notícias