Receitas

Carole Crema lança livro de receitas de bolo: “Todo mundo pode fazer”

Em entrevista ao Band Receitas, chef defende a autonomia na cozinha e o bolo caseiro, e revela como selecionou as receitas para 'O Mundo dos Bolos'

Por Guilherme Machado

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Reprodução/Instagram @carolecrema

Um bolo fofinho e gostoso traz aquele quentinho ao coração, não é mesmo? Pois Carole Crema, que já fez centenas de pratos ao longo de sua carreira, decidiu compilar mais de 40 receitas desta maravilha em um livro. 

A chef lança nesta quarta-feira (11) “O Mundo dos Bolos”, que traz doces feitos com os mais diversos ingredientes, do chocolate à ricota. No livro, ela ensina não só as muitas formas de fazer um bolo, mas todos os segredos para deixá-lo perfeito.

“Eu tinha um livro chamado 'O Mundo dos Cupcakes’, que rendeu superbem. Ele esgotou e fiquei com vontade [de escrever outro]. Sou aquela pessoa que estuda com livros gosto muito de livros. Fazia tempo que eu queria dividir minhas receitas de bolo, receitas simples, que todo mundo pode fazer”, relata em entrevista ao Band Receitas.

A cozinheira destaca que a ideia do livro surgiu muito de sua vontade de resgatar o hábito de fazer bolos em casa. Ao ver as lojas de bolos caseiros se espalharem, ela admirou o ímpeto dos empreendedores, mas também fez uma reflexão.

“Pensei: ‘Que triste por outro lado’. Isso mostra que as pessoas não têm feito bolo em casa. Quanto mais lojas dessas aparecem, mais triste eu fico. As pessoas têm que sair para comprar um bolo? Um bolo de fubá, de laranja”, reflete Carole. 

O livro também defende a ideia de fazer bolos em casa. Vamos assar os nossos próprios bolos!

Como escolher os bolos para o livro?

A curadoria das receitas do livro foi um processo complexo. Carole buscou diversas inspirações, que foram dos clássicos da gastronomia à memórias afetivas de sua própria família.

“É como fazer lista de festa de casamento. Você começa e quer chamar todo mundo [risos]. Trabalhando junto com a editora, fomos tirando e organizando de acordo com o tamanho do livro. Quis priorizar algumas receitas que acho que todo mundo tem que conhecer: bolos de fubá, laranja, limão. Eu quis algumas coisas diferentes também, para tirar o bolo do lugar comum, mesmo sendo um bolinho para o dia a dia. Então tem uma massa com capim-limão que é superbacana. Tem bolo que faz parte da minha história, como o de coco gelado que todo mundo ama. Tem de memória afetiva, como as receitas da minha mãe”, detalha a chef.

Cozinheira excepcional que é, ela ainda buscou experimentar com algumas receitas mais inusitadas: “Tem um bolo, por exemplo, de ricota, que é uma receita italiana que pesquisei e achei genial. Tem outro que a massa é feita com polenta.”

E por que bolo?

Para Carole Crema, o motivo do bolo ser tão querido tem a ver com os muitos simbolismos que estão embutidos nele. Neste livro, ela traz, por exemplo, uma receita de bolo pralinê, que ajudou a transformar sua carreira.

“O bolo tem a coisa da comemoração. Tudo que tem uma festa envolvida tem bolo. É algo para momentos alegres. E tem o aconchego, o cheiro do bolo no forno. Você vai receber uma pessoa, assa um bolinho, aquilo deixa sua casa perfumada, e a pessoa vai se sentir acolhida”, ressalta.

E a receita mais querida? Possivelmente, a de bolo de mandioca que sua mãe fazia: “Ela aprendeu com a mãe do meu pai e essa receita mora no meu coração.”

Serviço

O lançamento do livro “O Mundo dos Bolos” (Editora Senac), em São Paulo (SP), ocorre nesta quarta-feira (11), às 18h30, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, 1501, Jardim Paulista. 

Mais notícias