Dicas

Bolo de chocolate simples: três receitas deliciosas para fazer em até 45 minutos

Chefs ensinam versões de bolo de chocolate para todos os gostos e ocasiões; aprenda abaixo

Da Redação

Topo

O bolo de chocolate é um bolo apreciado por todo mundo, é conhecido por sua textura macia e pelo sabor do chocolate. É um bolo gostoso que tem diversas formas de fazer e ingredientes diferentes que podem ser acrescentados, tanto na massa quanto na cobertura.

Seja para ocasiões especiais ou para satisfazer a vontade de um docinho, esse clássico continua sendo a melhor escolha. Por esse motivo, separamos algumas receitas para você preparar em casa. 

Ingredientes

  • 4 unidade(s) de ovos
  • 1 1/2 xícara(s) de chá de açúcar
  • 1 colher(es) de sopa de manteiga
  • 2 xícara(s) de chá de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara(s) de chocolate em pó
  • 1 xícara(s) de água
  • 1 colher(es) de sobremesa de fermento em pó


Modo de preparo

Misture os ovos, o açúcar e a manteiga com o fouet. Acrescente a farinha de trigo peneirada e misture bem. Coloque a água e mexa até obter uma massa homogênea. Acrescente água, misture e, depois, adicione o fermento em pó. Unte uma panela de pressão, coloque a sua massa dentro e leve ao fogo até pegar pressão. Quando pegar pressão, ajuste o fogo no mínimo e cozinhe por nove minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair. Em seguida, tire o bolo da panela ainda morno. Sirva.

Ingredientes

Bolo

  • 200 grama(s) de manteiga sem sal
  • 300 grama(s) de farinha de trigo
  • 250 grama(s) de açúcar refinado
  • 5 unidade(s) de ovos
  • 50 grama(s) de óleo de soja
  • 5 grama(s) de fermento químico

Calda

Ganache de avelã
800 grama(s) de cobertura chocolate meio amargo
200 grama(s) de creme de avelã com cacau
250 grama(s) de creme de leite com soro
20 grama(s) de rum (opcional)

  • Recheio de brigadeiro
  • 600 grama(s) de creme de leite com soro
  • 800 grama(s) de leite condensado
  • 150 grama(s) de cacau 50%
  • 30 grama(s) de farinha

Modo de preparo

Massa: Coloque manteiga, açúcar e óleo de soja na batedeira. Inicie o batimento com dois ovos. Em seguida, coloque os demais ingredientes aos poucos e deixe bater bem. Coloque farinha e fermento, e misture bem. Divida a massa em duas partes, acrescente o chocolate em pó e misture. Espalhe levemente sobre uma assadeira e leve ao forno a 230°C por 4 a 5 minutos. 

Ganache de avelã: Derreta a cobertura de chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos até amolecer. Acrescente o creme de avelã e misture. acrescente o creme de leite com soro e misture bem.

Montagem: Retire a massa da assadeira e espalhe o recheio de chocolate levemente na massa. Corte a massa em tiras de 11 cm de largura. Corte uma pequena tira de 1 cm da massa de chocolate e enrole sobre a branca. Repita esse processo por várias vezes, intercalando uma massa na outra. Depois de concluir, retire o excesso e cubra com a ganache. Decore da forma desejada.

Ingredientes

Bolo

Massa
5 unidade(s) de ovos inteiros
1/3 xícara(s) de chá de amido de milho
1 xícara(s) de açúcar de confeiteiro
200 grama(s) de manteiga sem sal
600 grama(s) de chocolate meio amargo
papel alumínio ou manteiga a gosto

Caramelo
1 xícara(s) de chá de açúcar (cristal ou refinado)
80 grama(s) de manteiga
150 grama(s) de creme de leite (fresco ou de caixinha)
flor de sal a gosto

Modo de preparo
 

Massa: Derreta o chocolate em banho-maria junto com a manteiga – pode ser no micro-ondas também. Em outro recipiente, quebre os ovos um a um, para garantir que todos estão bons, e junte-os em uma cumbuca. Misture os ovos (não precisa bater) só para uniformizar. Junte os ovos misturados ao chocolate com manteiga. Acrescente o açúcar e o amido peneirados à mistura e mexa com a ajuda de uma espátula até incorporar bem os ingredientes e ficar um creme liso. Pegue uma forma de fundo removível e forre-a com o papel alumínio, unte com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos. A ideia é que esteja mole no meio e com as bordas já assadas. Deixe esfriar para desenformar e cortar. Ele ficará bem molhadinho, quase um pudim. 

Caramelo: Comece derretendo o açúcar em fogo médio. Quando começar a derreter, misture um pouquinho para não queimar. Quando atingir a cor de caramelo, abaixe o fogo, adicione a manteiga e mexa – com cuidado para não se queimar com o vapor – até a manteiga derreter. Adicione o creme de leite e misture (ainda em fogo baixo) até que a calda fique homogênea. Por fim, adicione a flor de sal, misture e guarde em um recipiente em que possa tampar após esfriar.