Qual é o melhor jeito de armazenar peixe? Jacquin explica

Alimento não pode ser congelado em grandes porções e o ideal é que seja consumido no mesmo dia

Da Redação, com Minha Receita

Peixe deve ser consumido fresco
Peixe deve ser consumido fresco
Unsplash

O peixe cru é um ingrediente muito utilizado na culinária japonesa, mas requer alguns cuidados para que seja consumido da melhor maneira. Nos bastidores de Minha Receita, Erick Jacquin explica que o alimento nunca deve ser congelado em grandes porções. “Se você coloca um pedaço grande dentro de uma sacola, fecha e coloca no congelador, para o gelo chegar no centro pode demorar de quatro a cinco dias. Até aí, o alimento fica cheio de bactérias”, explica. 


Por isso, se for comer peixe cru em casa, opte sempre pelo alimento mais fresco possível. “O melhor é não armazenar, não guardar e comer no mesmo dia”, aconselha o chef. De acordo com ele, o indicado é optar por peixes que estejam brilhantes e, principalmente, que não tenham qualquer cheiro suspeito.

Aos fãs de peixe cru, Jacquin diz que quase toda espécie pode ser consumida dessa maneira, mas algumas têm a carne mais macia. “Tem peixe que não se come cru porque é muito duro, mas, mesmo assim, se estiver temperado, bem preparado e bem cortado…”, avisa o chef. 

Nesse processo, o corte é muito importante. “Tem muito peixe enorme, muito peixe do mar, em particular, que se bem cortado, bem feito, bem fininho, pode ser consumido cru.”

Especialista em culinária francesa, ele dá as dicas para armazenamento do ingrediente, mas abre mão na hora de falar sobre sushi. “Pergunta para um japonês. Por isso existe sushiman, senão qualquer um seria sushiman”, brinca. Recado dado? Sim, chef!

Assista ao vídeo!